No AMAZÔNIA:
Os efeitos das chuvas estão sendo sentidos pela população de Belém. Uma árvore da espécie Ficus caiu em cima de um táxi da cooperativa Cooperduque (JTA-8383) na esquina da 14 de Abril com Mundurucus por volta das 9h de ontem. A causa da queda, de acordo com bombeiros e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi o forte período chuvoso e as frágeis raízes da árvore, que é inapopriada para arborização urbana.
O carro pertence ao taxista Clayton Oliveira, que havia acabado de deixar um passageiro e estacionou o carro ao lado da árvore. 'Foi um susto enorme. Não tive tempo de fazer nada, nem de pensar. Foi tudo muito rápido e súbito. Acho que tive muita sorte', comentou. De acordo com o tenente Jairo Oliveira, do Corpo de Bombeiros, 'as raízes desse tipo de árvore são muito superficiais. Além disso, a chuva de hoje (ontem) foi acompanhada de muito vento', justificou, enquanto os bombeiros podavam os galhos de outro pé de Ficus, que cresceu ao lado da árvore tombada.
Paulo Porto, engenheiro agrônomo da Semma, lamentou o ocorrido, lembrou que o Ficus não pode ser plantado em qualquer lugar. 'A árvore Ficus tem sido disseminada nas calçadas da cidade por moradores desavisados. Essa espécie não pode ser plantada na rua, e a prefeitura tem total noção disso. O Ficus parece ser aproveitável, mas suas raízes são muito superficiais e num período de chuvas como o que temos aqui, o solo fica todo encharcado. Isso acaba se tornando um perigo e causa prejuízos como esse', disse. Ele ainda acrescentou que as espécies ideais para arborização urbana local são mangueira, oiti, acácia, castanhola, ipê, pau ferro e andirá uxi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário