segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ibope culpa trânsito e web por queda da TV

Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo:

Relatório inédito do Ibope aponta os congestionamentos e o crescimento da internet como responsáveis pela queda de audiência das TVs paga e aberta, registrada de 2006 para cá.
O estudo não teve pretensão de ser "conclusivo", mas de "indicar pistas para a análise da mudança de hábito no consumo de TV". Foi encomendado pela ABTA, a associação das empresas de TV paga, preocupada com a queda de audiência na TV por assinatura, de 17% de maio de 2007 a maio de 2008, apesar do aumento de clientes.
"Nos grandes centros urbanos, há um aumento nos congestionamentos que pode ter efeito na diminuição do tempo disponível para o lazer. Além disso, nota-se, empiricamente, que as pessoas têm permanecido mais tempo no trabalho", afirma o relatório.
O estudo aponta também como prováveis causas da queda da TV paga "a ação das operadoras contra a pirataria", as "constantes repetições de programas" e o excesso de comerciais -que dobraram de 2005 para o final de 2007.
Impulsionada pela venda de banda larga pelas operadoras de cabo, a internet, reconhece o Ibope, já "rivaliza" com os canais pagos, ao exibir seriados.
O Ibope sugere ainda que a TV, principalmente a aberta, estaria perdendo audiência para os DVDs. Em sua amostra, o número de aparelhos de DVD e de videocassete aumentou 37% em dois anos (2005/2007).

Nenhum comentário: