sábado, 16 de agosto de 2008

Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio


O cantor e compositor Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Caymmi faleceu por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos.
Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.
De acordo com a família do cantor, o sepultamento deve acontecer na tarde deste domingo (17), no cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.
O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’.
O cantor era casado com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos.
"É uma perda irreparável. Ele fazia parte da vida de todos nós de forma marcante. Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande”, diz a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi.

Compositor desde os 16 anos
O compositor baiano Dorival Caymmi, morto neste sábado (16) no Rio de Janeiro, nasceu em 30 de abril de 1914 em Salvador, na Bahia.
Filho de músicos amadores, ele cantou em coro de igreja e começou a compor aos 16 anos. A toada "No Sertão" é considerada sua primeira música.
Em seguida, por acaso, começou a se apresentar na Rádio Clube da Bahia. Em 1935, ganhou o programa "Caymmi e suas canções praieiras".
Cantor de voz grave, violonista autodidata de estilo muito pessoal e compositor, ele alcançou sucesso nacional com "O que é que a baiana tem", em 1938, que começou a ser composta em Salvador e foi lançada logo depois de ter se mudado com a família para o Rio de Janeiro.
A canção foi imortalizada pela Carmem Miranda no filme "Banana da Terra", de Wallace Downey, e ajudou a definir a imagem de baiana com a qual a cantora ficaria mundialmente conhecida.
Consagrado durante a era do rádio, o compositor fez sambas-canções clássicos nos anos 40 (como "Só Louco" e "Marina", gravado por Dick Farney) e teve sua obra revalorizada com a bossa nova no final dos anos 50, tendo várias canções suas, como "Saudades da Bahia", "Samba da minha terra" e "Doralice", gravadas pelo também baiano João Gilberto.
Isso impulsionou a carreira internacional de Caymmi, que, em 1965, passou uma temporada de cinco meses em Los Angeles, onde gravou um álbum e participou do programa de Andy Williams. Caymmi era conhecido pelo seu processo criativo lento, em que uma canção poderia levar anos até ser concluída. Apesar disso, deixou uma obra extensa, com canções quase sempre inspiradas pelo mar, pelas mulheres e pelos pescadores da Bahia.
Em 1984, ao completar 70 anos, o compositor foi homenageado com a Ordem das Artes e das Letras da França.
Nesse mesmo ano, Caymmi resolveu reduziu o ritmo dos shows e só aparecer em ocasiões especiais, como no vitorioso desfile da Mangueira no Carnaval do Rio de 1986, do qual foi tema.
Em 2006, ele voltou à Bahia depois de 11 anos para receber o Prêmio Nacional Jorge Amado de Arte e Literatura. De cadeira de rodas, ele recebeu o prêmio das mãos de Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado.
Amado era um de seus grandes amigos. A canção "É doce morrer no mar" foi inspirada em uma cena do romance de Amado "Mar Morto", de 1936.
Caymmi era casado desde 1940 com a cantora Stella Maris e deixa os filhos Nana, Dori e Danilo, todos eles também músicos renomados. Ao completar 90 anos, ele foi homenageado pelos filhos com um álbum com suas músicas.

Fonte: G1

2 comentários:

Anônimo disse...

Pena que os nossos mitos tenham que partir...Fica, no entanto, a longevidade - imortal - de suas canções como no caso do Dorival. Ele concebeu tantas e tão belas canções que estará sempre redivivo em nossos corações...Paz e Glória a sua alma!!
Como sugestão, poderia ser postada a bela música 'só louco' na belíssima voz da Gal...Fica a sugestão.
Luiz Neto

Poster disse...

Pois é, Luiz.
Mas pessoas assim não morrem. Nunca.
Quanto à sugestão, está registrada.
Se tiver disponível no Mp3Tube, estará amanhã no blog.
Abs.