quarta-feira, 2 de julho de 2008

MPF denuncia 31 por fraudes no INSS no Pará

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal em Belém 31 pessoas por fraudes previdenciárias. Todos faziam parte de uma quadrilha que foi presa durante a Operação Flagelo, em fevereiro passado, depois de mais de um ano de investigações. Os prejuízos causados podem chegar a vários milhões de reais – foram concedidas pelo menos duas mil aposentadorias falsas. O INSS está fazendo auditoria em todos os benefícios que têm as digitais da quadrilha e o rombo aos cofres públicos ainda deverá ser calculado.

Os denunciados são acusados de formação de quadrilha, corrupção passiva, falsidade ideológica, falsificação de documentos e uso de documentos falsos. Por esses crimes, os principais articuladores do esquema – servidores do INSS, médicos peritos, falsos médicos, falsários, corretores financeiros e beneficiários de aposentadorias fraudulentas - podem ser condenados a penas entre 1 e 30 anos de prisão, dependendo de sua participação na quadrilha.

De acordo com as apurações, o esquema incluía um grupo de intermediários, encarregados de captar pessoas interessadas em obter, mediante fraude, benefícios previdenciários; um grupo de servidores do INSS que recebiam os pedidos de benefícios previdenciários e faziam falsos lançamentos nos sistemas informatizados para concessão dos benefícios; um grupo de médicos (e falsos médicos), particulares e servidores públicos, que fraudavam as perícias para garantir os benefícios.

As investigações começaram com uma denúncia, feita por meio de depoimento, por um empresário que tentou obter uma Certidão Negativa de Débito para concorrer a uma licitação. Foi surpreendido ao descobrir que o INSS registrava, em seus computadores, débitos de sua empresa para com um funcionário. O empresário procurou o suposto funcionário, que na verdade nunca tinha sido seu empregado, e descobriu que tinha sido vítima do esquema.

 

Leia mais aqui, no site do MPF

Um comentário:

Anônimo disse...

O INSS me aposentou por Tempo de Contribuição a partir de 07/12/2005 (segundo o INSS esse é o BID), e só começou a me pagar a Partir de 08/05/2007 (segundo o INSS este é o DIB) Data em que eu comecei Receber a Aposentadoria. O INSS não me explica porque me aposenta em 07/12/05 e só começa a me pagar em 08/05/07. Ou esse dinheiro foi para o Bolso de alguém? Ou o INSS não tem contabilidade? Ou que o INSS não é um órgão Sério? Ou o INSS não tem chefe? E qualquer funcionário por não gostar de sua cara toma qualquer decisão acima da Lei e do Direito e não tem um chefe para reparar o delito? Se desejar saber muito mais sobre a Soberania dos Funcionários do INSS escreva para saibamais84@gmail.com que lhe envio Toda História da minha peregrinação na concessão da aposentadoria que: se eu não fosse um “excluído” teria direito automático. – Veja e add meu Orkut - [ ( Idoso Vítima do INSS “Natal” )]