No Blog do Noblat, sob o título acima:
Ele já foi chamado de “juiz malvado” pelo advogado do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira - condenado a 21 anos de cadeia. Seu gabinete é conhecido pelos advogados como "câmara de gás". Quem pára ali se dá mal.
A relação de famosos presos por sua ordem inclui, além de Edemar Cid, o empresário Ricardo Mansur, o doleiro Toninho da Barcelona, o megatraficante Juan Carlos Ramirez Abadia e, desde a última quarta-feira, os banqueiros Daniel Dantas e Naji Nahas, e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O magnata russo Boris Berezovsky, acusado de ser um investidor oculto do Corinthians, deu o pé do Brasil para escapar de suas investigações.
Quem é ele?
É o juiz Fausto Martin De Sanctis (na foto), 43 anos, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo (foto acima). Que mandou, hoje, novamente para a cadeia Daniel Dantas horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ter concedido liminar em um pedido de habeas-corpus que libertou o banqueiro.
Para decretar a nova prisão de Dantas, Fausto Martin se valeu do depoimento de Hugo Sérgio Chicaroni, um dos detidos na operação Satiagraha da Polícia Federal. Hugo confirmou que Dantas tentara subornar um agente da PF para escapar da ação da polícia.
Fausto Martin De Sanctis se especializou em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e em lavagem de valores. E parece não temer ninguém. Escreveu os livros: Direito Penal Tributário - Aspectos relevantes (2006), Punibilidade no Sistema Financeiro Nacional - Tipos penais que tutelam o Sistema Financeiro Nacional (2003), Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica (1999) e co-autor de Mulher e direito penal (2007) e Lavagem de dinheiro - Comentários à Lei pelos juízes das Varas Especializadas (2007).
É apenas um juíz que se diz empenhado em cumprir lei, independente da patente do julgado. Coisa rara, pois não.
2 comentários:
Ou seja, todo mundo que passou pelas mãos do Pitanguy, também passou pelas do juiz...
Basta ver quem o Gilmar Mendes soltou para saber quem de Sanctis prendeu?
Postar um comentário