Na FOLHA DE S.PAULO:
O grupo do prefeito Fernando Pimentel (PT) venceu anteontem, em Belo Horizonte, o primeiro round da disputa interna do partido para as eleições municipais deste ano.
Em reunião na capital mineira, os aliados do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, saíram derrotados após nem sequer ser votada a proposta de retardar, em pelo menos 15 dias, a escolha dos delegados e da posterior votação sobre a aliança com o PSDB do governador Aécio Neves.
Percebendo a iminente derrota, o grupo de Patrus retirou a proposta criticando a falta de diálogo. O grupo admite aliança com os tucanos para a eleição de outubro, desde que o candidato a prefeito seja um petista.
A proposta de Pimentel e do governador tucano é de um nome neutro, do PSB, liderando a chapa. Ambos trabalham nos bastidores para que o candidato seja o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aécio, Márcio Lacerda.
Com a manutenção da agenda do diretório municipal, no próximo dia 30 os filiados escolherão, em votação, os cerca de 400 delegados que, uma semana depois, decidirão sobre as propostas -uma terceira exclui a aliança com o PSDB .
A intenção de Patrus era atrasar todo o processo para ampliar o diálogo e evitar um racha no partido.
Mesmo que o grupo de Patrus perca no voto, no entanto, ainda pode contar com eventuais impedimentos dos diretórios estadual e nacional.
O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT-MG, diz ter sido um "erro" do diretório municipal não ter aceitado o adiamento. Ainda assim, segundo ele, a decisão, seja qual for, terá de ser avalizada pelo diretório estadual.
Mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário