sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Shoppings sem a virada

Os shoppings de Belém não terão a tradicional virada da noite de 23 para 24 de dezembro, véspera de Natal. Assim, a capital do Pará será a única do País em que esses estabelecimentos estarão de portas fechadas para o comércio varejista. Em decorrência, caíram em quase 20% as contratações de trabalhadores comerciários temporários neste fim de ano e as vendas não chegaram nem de perto ao que foi registrado nos últimos três anos, segundo informou o diretor do Pátio Belém, Tony Bonna.
A quebra na tradição da virada decorreu de um aditivo na última na convenção coletiva de trabalho que impede a abertura dos estabelecimentos comerciais de Belém no horário das 22h às 6h, e que acabou atingindo os shoppings centers. Tonny Bonna disse que havia uma cláusula nesse sentido na convenção e, para completar, a prefeitura de Belém estabeleceu o horário de funcionamento do comércio apenas até as 22h, mas não estabelecia o horário de abertura. Por conta disso, segundo Fernando Cairo, superintendente do Boulevard Shopping, os lojistas estabelecidos nos shoppings passaram a se articular para cumprir a ordem de fechamento às 22h, mas para reabrirem imediatamente após a zero hora do dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Segundo Tony Bona, como os shoppings têm regime diferenciado, o funcionamento ocorreria das 10 até as 23h durante este mês e, já a partir do próximo fim de semana, até a 0h. Tudo estava funcionando certinho, mas a ordem de fechamento acabou chegando aos shoppings por causa do aditivo firmado entre os sindicatos, indo de encontro aos interesses dos lojistas, dos trabalhadores, que têm, nesta época, a fase de aumentarem seus rendimentos, e dos consumidores, que ganhariam mais tempo para efetuarem suas compras com mais calma, pesquisando preços etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra ver como anda a burrice da prefeitura.O problema deveria ser observado na hora que abre o comércio, porque coincide com outra grandes atividades da cidade, como colégios, faculdades etc, que são prestadores de serviços. Ai já viu, né, todo mundo tendo que chegar no mesmo horário, praticamente no mesmo local (porque as ruas são extremamente dependentes umas das outras aqui em Belém)e no mesmo horário, só pode dar bagunça que dá. Mas não vou dizer como consertar isto porque não sou lumiar da prefeitura.