quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

As cores de Luiz Braga

O recém-lançado livro Luiz Braga (Editora Cobogó, 2014, 232 pg.) apresenta a produção colorida do fotógrafo paraense nascido em 1956, e dono de um dos trabalhos mais relevantes da fotografia brasileira dos últimos trinta anos.
As imagens de Braga transcendem o que conhecemos como fotografia documental ou ensaio fotográfico. São imagens que envolvem o espectador no mundo colorido do norte do país. Como bem destaca o curador paulista Eder Chiodetto, organizador da publicação: “Ao observar a sequência de fotografias deste livro, podemos perceber que há nessas imagens atributos estéticos e conceituais que tendem a torná-las únicas.”
Certa vez, perguntei a Braga se chegamos a algum lugar através das fotografias. Disse ele: “No meu caso, a muitos lugares plenos de afeto. Essa busca, que descobri ser interior, é que é o grande motor. A eterna fome de descobrir no mundo seus rastros.” Com obras em dezenas de coleções, diversas exposições e participação na 53ª Bienal de Veneza, Braga se notabiliza pela coerência e dedicação ao documentar o estado do Pará; mais precisamente, sua gente e seu modo de vida.
Este post é o de número 200 do blog Sobre Imagens. São 4 anos dedicados a apresentar o que melhor se fez e produz na fotografia mundial, com conteúdo sobre fotografia documental, fotojornalismo, história da fotografia e pesquisa em acervos históricos.
Alexandre Belém




Nenhum comentário: