quinta-feira, 3 de julho de 2014

Copa já tem 3ª maior média de público da história

A Copa do Mundo no Brasil já tem uma média de público de 51.989 pessoas por jogo até o encerramento das oitavas de final, divulgou nesta quarta-feira (2) a Fifa. O dado, resultado de um número total de expectadores de 2,911,381,  é o terceiro maior em todas a história. Por enquanto, ainda está atrás das edições na Alemanha (2006), quando a média foi de 52.491 pessoa por jogo, e dos Estados Unidos (1994), recorde absoluto com 68.991 pessoas por partida. Veja documento publicado pela Fifa (em inglês)

Levando-se em conta a capacidade dos estádios brasileiros e que o torneio terá ainda oito jogos pela frente em fases decisivas, é possível que o público nas cidades brasileiras vá além de 3,3 milhões de pessoas e ultrapasse o número de pessoas da edição, também com 32 seleções, realizada oito anos atrás. Neste momento, falta ao torneio do Brasil receber 448.058 pessoas, com uma média de 56.007 por jogo.  A Copa nos Estados Unidos, com 24 seleções e que reuniu nos estádios 3,5 milhões, continuará como líder na história das Copas. Precisaria que a média no Brasil fosse superior a 80 mil pessoas, o que é impossível com a redução da capacidade dos estádios após as reformas.
 Bola na rede - O documento divulgado pela Fifa também traz estatísticas que mostram que esta edição tem o maior número de gols até a mesma fase em relação a outras copas. Até o final das oitavas, a média é de 2,75 (com 154 gols). Os oito times que continuam no torneio mantêm a geografia do poderio dos continentes que são os donos da bola: a América do Sul e Europa. Ao se observar de 1986 (com o mesmo modelo de quartas de final) até hoje, sempre as duas grandes regiões do planeta foram maioria ou a totalidade das equipes que chegaram a essa fase decisiva. Em 2014, a única de fora é a Costa Rica, que fica na América Central.

Nenhum comentário: