sexta-feira, 27 de junho de 2014

Punição a Luisito é um exagero. É quase um banimento.


Olhem só.
Foi ridícula, condenável, violenta, antidesportiva e injustificável a atitude do jogador Luisito Suárez, do Uruguai, em aplicaruma mordida no jogador Chiellini.
Tão ou mais ridícula foi a atitude do próprio jogador, como a de seus companheiros – sobretudo o capitão Lugano –, negando a dentada ou, no máximo, considerando essa conduta uma transgressão menor, portanto não sujeita a punição alguma.
Anotem mais: impunha-se à Fifa aplicar, sim, uma sanção rigorosa ao atacante da seleção do Uruguai.
Muito bem.
A Fifa aplicou a punição. E se excedeu. E exagerou. E incorreu no ridículo de desprezar o princípio básico, universalmente consagrado em Direito, segundo o qual as penas para sancionar qualquer conduta devem ser proporcionais à gravidade das lesões provocadas.
Então, é assim: Luisito deveria ser suspenso por um ou dois jogos? É claro que não. Luisito deveria ser punido com rigor? Claro que sim.
É razoável que, além disso, fique proibido de praticar qualquer atividade ligada ao futebol por um período de quatro meses?
Não.
Sinceramente não.
Alega-se, como muitos estão alegando, que a mordida de Suárez precisa ser punida com todo esse rigor – senão até mais – porque configurou uma agressão estranha às agressões naturais num jogo de futebol.
Assim, se um jogador entrar propositalmente de bicuda na canela do adversário e seccionar-lhe a perna em 15 pedaços, isso seria conduta punível com maior complacência porque a agressão, como dizem, é do jogo.
Já aplicar uma mordida, mesmo que só deixe um vermelhão, como foi o caso da marca que ficou no ombro do lateral Chiellini, seria conduta sancionável com 9 novos e quatro meses sem praticar atividade esportiva, porque morder não é do jogo. Decepar a perna do adversário é; morder não.
Será assim mesmo?
Talvez não.
A punição aplicada a Luisito foi a maior, a mais pesada em todas as Copas do Mundo.
Em verdade, a punição a Luisito foi quase um banimento do futebol, se considerada a gravidade da mordida que ele deu.
Mesmo que seja reincidente?
Mesmo que seja, como estão dizendo por aí, treincidente?
Mesmo.
E pensar que a mesma Fifa que aplica essas punições exageradas é uma das entidades mais desacreditas e mais suspeitas em todo o mundo.
Que coisa!

Nenhum comentário: