quarta-feira, 18 de junho de 2014

Paragominas sedia fórum

Debater e elaborar ações que priorizem crianças e adolescentes em Paragominas. Assim será o I Fórum “Selo Unicef – Município Aprovado”, que será promovido nesta quarta-feira, 18, a partir das 8h, no Centro de Atividades Sócio Educativas para Crianças e Adolescentes (Caseca). O objetivo é desenvolver um plano municipal voltado para infância e adolescência.
O Selo Unicef – Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef que visa reconhecer e estimular municípios que priorizem crianças e adolescentes em suas políticas públicas, ao desenvolver ações que fomentam a cidadania.
No evento, serão formados sete grupos de trabalho, que debaterão cinco eixos: Impacto Social; Proteger e Ser Protegido do HIV/Aids;  Crescer sem Violência; Sobreviver e Desenvolver-se; Aprender e Ser Adolescente. Os eixos serão trabalhados com base em 13 indicadores sobre a infância.
Após os debates nos grupos de trabalho, todas as propostas serão encaminhadas à comissão formada por entidades que compõem a Rede de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, que é composta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); Secretaria Municipal de Saúde (Sems); Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (Secult); Secretaria Municipal de Educação (Semec); Conselho Tutelar; Ministério Público do Estado; Defensoria Pública; Núcleo de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (Naeca); Câmara Municipal; Propaz Integrado e Fórum de Justiça.
A comissão terá a participação de quatro adolescentes que participam de projetos sociais desenvolvidos no município e um articulador. Diante dos debates, o grupo será responsável por elaborar um Plano de Ação que envolva políticas públicas que priorizem crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: