terça-feira, 25 de março de 2014

PPS pleiteia a vaga de vice na chapa de Jatene

Mário Couto (PSDB-PA): candidato "natural" ao Senado ou a deputado federal?
O governo Simão Jatene está com mais um, digamos, pepino político-eleitoral doméstico para administrar.
É que o PPS, em obediência a uma deliberação unânime dos membros de seu Diretório Estadual, já avisou ao governador, clara e formalmente, que pleiteia o direito de indicar o candidato a vice na chapa para o governo do Estado.
A comunicação não foi em tom de ultimato, não. Longe disso.
Mas o partido fez questão de levar ao governador a ponderação de que, por ser o que dispõe de maior densidade eleitoral entre os aliados do PSDB e, além disso, por ter sido o mais fiel aliado dos tucanos no Pará nas últimas eleições, nada demais que se ache no direito de indicar o candidato a vice.
Tem mais: o atual vice-governador, Helenilson Pontes, era filiado ao PPS quando formou a chapa vencedora com Jatene, nas eleições de 2010, transferindo-se posteriormente para o PSD de Gilberto Kassab. Esse fato, considera o PPS, reforça a sua pretensão de que não venha a perder o status que detinha como aliado dos tucanos.
Mas onde é, afinal de contas, que se configura o pepino político-eleitoral doméstico? É que o PSD, em deliberação tornada pública no início deste mês, também já externoua pretensão de se fazer representar em uma das chapas majoritárias, cabendo a Jatene decidir se o partido terá um candidato a vice-governador ou ao Senado.
E aí?
E aí que é o seguinte: onde fica o senador Mário Couto em meio a essa história, a essas pretensões, a esses pleitos intramuros, hein?
Sabe-se lá.
Uma das possibilidades é o senador disputar uma vaga para deputado federal, quando teria a chance de eleger mais um com ele – pelo tal quociente eleitoral -, deixando a vaga para o Senado à disposição de Jatene, para negociar com os aliados.
Mas isso é apenas uma possibilidade.
A bola está com Jatene.

Nenhum comentário: