segunda-feira, 26 de março de 2012

Pará e Vale em guerra

Na coluna Radar, em "Veja" que está nas bancas, as três notas abaixo:

A guerra da Vale 1
A Vale e o Pará estão em guerra. O motivo é uma recém-instituída lei estadual para taxar a mineração (até há pouco, havia tributo apenas da União). Com alíquotas agressivas, o Pará deve arrecadar quase 1 bilhão de reais ao ano - 85% disso sairá dos cofres da Vale.

A guerra da Vale 2
A Vale resolveu contra-atacar. Decidiu contestar judicialmente a taxa. O Pará, no entanto, mandou um recado: se a Vale entrar com a ação, revogará todos os regimes especiais de ICMS que a empresa tem no Estado.

A guerra da Vale 3
Minas Gerais instituiu uma lei semelhante à do Pará. E ameaça a Vale com dificuldades no licenciamento ambiental no Estado daqui para a frente, se a mineradora apelar à Justiça.

4 comentários:

Anônimo disse...

Torçamos para que, se aprovada e paga a taxa, seja efetivamente aplicada para o bem estar do Pará.
Não dos políticos, dos empreiteiros, dos intermediários, dos lobbystas.
Enfim, que não seja para o bem as conhecidí$$ima$ rapo$a$ felpuda$.

Anônimo disse...

Quero ver a opinião de quem afirmava que vender a Vale seria uma belezura para o nosso estado. A CELPA também. Privatizaram tudo e os serviços continuaram uma porcaria.

Anônimo disse...

Não sou de esquerda, mas afirmo que, se a Vale se incomodou com o tributo, então isso significa que é a lei é boa para o Pará.

Igor disse...

850 milhões que a Vale irá pagar nada representam perante um lucro líquido de mais de 37 bilhões que a Vale teve nos últimos 12 meses