quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolonha e Água Preta em estado de abandono

Ambientalista, participante do Fórum dos Lagos e membro do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga (PEUt), Área de Proteção Ambiental (APA) onde estão localizados os lagos Bolonha e Água Preta, José Oeiras manda para o Espaço Aberto a foto acima.
É um retrato, conforme afirma, "do estado de abandono por que passa o Lago Bolonha, que, juntamente com o Lago Água Preta, é responsável pelo abastecimento de 75% de Belém e Ananindeua."
Abaixo, o teor da mensagem remetida por Oeiras.

----------------------------------------------------------

No Dia Mundial da Água, que se comemora nesta quinta-feira, dia 22 de março, a Região Metropolitana de Belém pouco tem a se comemorar. A foto denuncia o estado de abandono por que passa o Lago Bolonha, que, juntamente com o Lago Água Preta, é responsável pelo abastecimento de 75% de Belém e Ananindeua.
A foto mostra o lago coberto por macrófitas, vegetação que prejudica a oxigenação das águas. A proliferação desse tipos de vegetação se dá em função da grande quantidade de afluentes poluentes que são jogados diariamente pela urbanização dos bairros que cercam os lagos.
O Fórum dos Lagos, organização da sociedade civil criada em 2002, tem cobrado do governo do Estado uma solução imediata para a limpeza e a superação da poluição dos lagos.
O Fórum defende que seja feito um cinturão de proteção dos lagos que seria a conclusão do Projeto Prosege, programa de estruturação sanitária que visava proteger os lagos iniciada no final da década de 1990 e até hoje não foi concluído. O projeto previa a criação de esgotamento sanitário para os bairros que circundam os lagos, bem como uma política de educação ambiental para a população.
Sem essas políticas, os lagos tendem a ficar mais à mercê da urbanização desenfreada da Região Metropolitana de Belém.

3 comentários:

Biólogo_UFPA disse...

Na verdade, são MACRÓFITAS!

Poster disse...

Muito obrigado, biólogo.
Já está corrigido.
Desculpe a incorreção.
Abs.

Breno Peck disse...

O lago coberto quase que totalmente por macrófitas é o Bolonha, onde foi tirada a foto. Este tipo de vegetação no Água Preta é visivelmente menor. O post dá a entender que ambos os lagos estão nestas condições, o que não é verdade.