sábado, 29 de março de 2008

No ar, o Uepa no Foco

Tem blog novo na blogosfera. É o Uepa no Foco. Pretende defender a autonomia da instituição, atualmente tão arranhada e tão abalada com os aparelhamentos, as pressões escusas e a politicagem desmedida, tudo isso em detrimento dos interesses da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará.
Um blog como o Uepa no Foco pode ser uma canal a mais para que se discutam alternativas capazes de repor a imagem da instituição numa trilha que não a desmereça e nem a diminua.
A Uepa precisa ser mantida como um fórum do saber. Do jeito em que está, desanda para tornar-se um fórum dos erros.

6 comentários:

Anônimo disse...

Desculpa Paulo mas o UEPA em Foco não é um canal a mais para se discutir alternativas para a UEPA, pois diferente do seu é um blog totalmente tendencioso que foi feito pela turma do Silvio Gusmão que está desesperada com o fato de perder o poder de favorecer sua confraria de amigos da UEPA. O seu blog sim tem sido um canal aberto de discussão democrática. Você deveria entrar lá novamente para ver que não é um espaço democrático como o seu, mas sim um blog criado para defender a continuidade dos desmandos da UEPA. E crítico como você é com certeza irá descredenciá-lo como um "Espaço Aberto"

Anônimo disse...

Caro Paulo, realmente a Universidade do Estado do Pará nunca teve autonomia, sempre foi curral eleitoral do PSDB. A autonomia interna da UEPA é constantemente ferida através de Golpes no Consun, que é constantemente manipulado pelo reitor para favorecer seu candidato Silvio Gusmão. Na verdade toda a armação começou no Consun em reunião convocada as pressas para homologar o Regimento Eleitoral, que como todos sabem permitiram as aberrações que vimos no processo eleitoral em que mais de 50% dos votantes não fazem parte da comunidade acadêmica da UEPA e são prestadores de serviço contratados pela atual gestão. Autonomia só se estabelece com democracia.

Capitão Dalluz disse...

Caro Paulo,
nossa intenção é mostrar à comunidade acadêmica aquilo que ocorre pela UEPA, mas nem sempre é veiculado em veracidade. Muitas informações relevantes ventilam pelos corredores da Reitoria e nem sempre alcançam os outros campi da capital e do interior.
Lutamos pela autonomia, moralização e democracia. Uma Universidade se faz por seus membros e, enquanto membros, queremos fazer mais que apenas nossa parte.
Valeu pela lembrança e o "merchan" gratuito (risos).
Grande Abraço.

Anônimo disse...

É aquela história: colocar-se como crítico à luz de apenas um dos lados é muito fácil, como tem feito o Uepa em foco... O difícil é mostrar as coisas de forma transparente e não tendenciosa, como vc faz, Paulo...
Como no caso do post onde o autor diz que foi enviado à governadora um ofício esclarecendo que, segundo o estatuto institucional, é prerrogativa do Conselho Universitário escolher o pro-tempore, sem citar que o mesmo estatuto prevê somente casos de vacância (o que não é o caso) e não término de mandato sem que outro possa ser empossado. Se o Regimento não prevê, a escolha é da governadora. Falar em esclarecimentos aos campi do interior é simples... Lá a maioria nunca viu o estatuto. O negócio é dizer pro pessoal da capital que tem acesso e está na luta por uma universidade de qualidade...
Abçs

Capitão Dalluz disse...

Caro acadêmico, primeiramente espero sinceramente que o pessoal do interior não leia este seu comentário (o que acho que será bem difícil). Foi por esta visão de desprezo pelo interior que o processo eleitoral tomou o rumo que tomou e o resultado foi revertido quando as urnas de lá começaram a ser abertas (e não estou sendo tendencioso, são os fatos). É um absurdo acreditar que só na capital temos acesso a informação e conhecimento intitucional. Na próxima sexta a vacância estará ocorrendo pelo término da gestão Palácios, o que caracterizará a vacância, daí a antecipação do CONSUN em respeitar o estatuto institucional.

Grande Abraço.

ps. mantenha a calma, até sexta tudo se resolve, mesmo que parcialmente e, nossas especulações terminam.

Renato disse...

Como membros da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará manifestamos apoio irrestrito a escolha do nome da Profa. Dra. Marília Brasil Xavier, pela Excelentíssima Governadora do Estado Ana Júlia Carepa para assumir a condução do processo de transição de gestão na UEPA.
A Profa. Marília, é médica dermatologista, Doutora em Ciências, professora adjunta da UEPA há 14 anos, lotada na Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Saúde Comunitária. Tem perfil administrativo e acadêmico respeitável, com grande produção científica. Tem histórico de luta pelo bem coletivo e democrático em toda sua vida. É conhecedora das diversas realidades que envolvem nossa comunidade e atualmente está exercendo a Coordenação de Apoio e Desenvolvimento a Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (COAD/CCBS).
Entendemos que nesse momento de crise institucional é imprescindível que a UEPA tenha uma equipe gestora competente, ética, conciliadora, pautada na transparência administrativo-gerencial e democrática.
Temos certeza que a equipe de gestão da Profa. Dra. Marília Brasil Xavier conduzirá a transição que se faz necessária, com seriedade, respeito e serenidade; assumindo todos os compromissos junto à comunidade acadêmica nos preceitos da missão institucional, valorizando o potencial de contribuição de cada um de nós.