sábado, 29 de dezembro de 2007

Faltam médicos no final do ano

Faltam médicos nos prontos-socorros da 14 de Março e do Guamá, em Belém.
Faltam médicos porque eles pediram licença - provavelmente para tratamento de saúde - em pleno final de ano, quando o movimento nos PSMs sobe proporcionalmente à bebedeira sem controle. A mesma coisa ocorreu na semana passada.
Isso é um crime. A administração pública não poderia tolerar esse absenteísmo, o nome técnico para gazeta proposital, deliberada, planejada. Deveria abrir um procedimento apuratório para saber por que tantos médicos, ao mesmo tempo, pediram licença justamente nos últimos dois ou três dias do ano. Se fosse necessário, deveria submetê-los a perícia para saber se a concessão da licença era mesmo justificada. Como não fez e não fará isso, continua esse relaxamento total, essa irresponsabilidade clamorosa, essa falta de humanidade torturante.
Vai ver que os médicos que faltaram ao trabalho para se divertir vão desejar "Feliz AnoNovo" pra todo mundo, de hoje até segunda ou terça-feiras. Melhor fariam, em vez disso, se cumprissem suas obrigações em períodos do ano como este, que exigem suas presença nos trabalho para minorar dores e salvar vidas.
Aqui no Espaço Aberto já se informou que a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e o estabelecimento das negociações pelo Plano de Carreira, Cargos e Salários serão as prioridades do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) para 2008.
Não dá para o Sindicato acionar suas instâncias que apuram condutas éticas e coibir situações escabrosas como as protagonizadas agora por profissionais da categoria?

Nenhum comentário: