terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A causa da corrupção, segundo dom Orani

O arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta, que celebrou a Missa do Galo - que hoje é mais cedo do que as Missas do Galo de antigamente, por causa da violência que não poupa ninguém nem no Natal -, disse que a corrupção, o crescimento sem controle da criminalidade e a degradação de valores é resultado, em boa parte, da recusa dos homens em aceitar a mensagem libertadora e de reconciliação representada pelo nascimento de Jesus e por sua vida pública de evangelização.
Dom Orani celebrou a missa na Igreja do Carmo, que funciona como co-Catedral de Belém enquanto a Sé passa por reformas. Ele comparou o anúncio do nascimento de Jesus Cristo como "a grande manchete de todos os tempos". Se isso fosse hoje, lembrou, jornais, televisões e rádios do mundo inteiro haveriam de estampar em suas manchetes o anúncio feito pelo anjo de que nascera o Salvador. Dom Orani referia-se especificamente a um trecho do Evangelho de ontem, extraído de Lucas, que diz: "O anjo disse-lhes: não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: Hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor."
A Boa-Nova de Jesus, admitiu dom Orani, encontrou terreno fértil entre muitos. Isso se expressa, exemplificou dom Orani, nas cestas básicas distribuídas durante as festas de final de ano e em outras tantas demonstração de solidariedade. Mas ele considera que ainda é preciso que todos acolham a mensagem de renovação - em boa parte representada pelo significado do Natal -, para que a humanidade trilhe caminhos menos desumanos que atualmente.

Nenhum comentário: