quarta-feira, 11 de março de 2020

Calmo, Bolsonaro produz uma crise por dia. Excitado, de três a quatro.


Calmo, calmíssimo, Bolsonaro produz uma crise por dia.
Quando se excita mais um pouco, cria umas três ou quatro – todas ao mesmo tempo.
Como agora.
Na semana passada, o Capitão compartilhou um vídeo em apoio a manifestações de domingo, dia 15, contra o Supremo e o Congresso. Quando a tempestade avolumou-se sobre o Planalto, ele fez de conta que não com ele. Mas era.
Agora, Bolsonaro diz claramente, com todas as letras, com todos os efes e erres, que apoia, sim, os protestos de domingo. O Congresso está furioso.
Na semana passada, Bolsonaro fez um acordo (que o governo chama de entendimento) para tirar das mãos do relator do Orçamento uma bolada de quase R$ 20 bilhões, que ele, o relator, ficaria o responsável de administrar, inclusive indicando a prioridades na execução de obras. Para pacificar as coisas, o governo enviou ao Congresso três projetos de lei, um deles prevendo a divisão dos R$ 20 bi entre o Executivo e o Legislativo.
Agora, acreditem, Bolsonaro é contra. É contra os projetos que ele mesmo mandou ao Legislativo. E está, acreditem mais uma vez, trabalhando para que sejam derrubados. Por que não os retira? Por que não os pede de volta? Ninguém sabe. Nem Bolsonaro sabe o porquê.
Além do fuzuê causado por essas duas crises – a do apoio explícito às manifestações de domingo e a das críticas ao projeto que o próprio governo mandou ao Congresso -, Bolsonaro criou mais uma: refém de suas paranoias, disse que houve fraudes no pleito em que ele foi eleito presidente. E prometeu apresentar provas da fraude. Deve apresentá-las, acredita-se, junto com as provas (fornecidas por Olavo de Carvalho) de que a Terra é plana.
Ah, sim.
Para fechar esta pequena série, Bolsonaro exibiu mais uma demonstração de inteligência, serenidade, responsabilidade e racionalidade: disse que o coronavírus é café pequeno, que “não é isso tudo que a mídia propaga”.
Vocês querem crise?
Chamem Bolsonaro.
Se ele estiver excitado, serão três ou quatro. De uma vez só.

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Dói mas passa, acabou a mamata! Jair Messias Bolsonaro o Presidente do nosso Brasil verde e amarelo.

Luiz Mário disse...

E, enquanto isso, vai afundando o País, de caso pensado, a serviço dos EUA.