sábado, 14 de março de 2020

Zenaldo deve recuar do recuo e decretar logo restrições para eventos de massa em Belém

Resultado de imagem para zenaldo coutinho

O prefeito Zenaldo Coutinho anunciou nesta sexta-feira (13) que, em obediência a orientações do Ministério da Saúde, baixaria um decreto suspendendo eventos de massa em Belém, até determinação ulterior, como medida de prevenção do coronavírus Covid-19.
Neste sábado (14), Zenaldo, ora vejam só, recuou de editar o decreto, depois que um funcionário do Ministério da Saúde, em vídeo, esclareceu que teria havido uma interpretação equivocada da Prefeitura de Belém sobre as recomendações do próprio ministério, uma vez que a suspensão de eventos de massa deve ser decretada apenas nos casos de cidades onde já se constatou a transmissão comunitária - ou seja, local - do coronavírus, o que não é o caso da Capital paraense, onde até o momento temos somente alguns casos em avaliação.
Com todo o respeito, Zenaldo andou mal ao desistir do decreto.
Por duas razões - óbvias, evidentes, claras e insofismavelmente indesmentíveis.
A primeira razão: existem duas coisas certas na face da Terra - a de que Belém vai alagar com a próxima chuva e a de que, hoje, amanhã, depois ou nos próximos dez meses, teremos casos de coronavírus com transmissão local na cidade.
A segunda razão: recomendação não é determinação. Recomendação é uma sugestão, um conselho, um aviso, que deixa o destinatário com a faculdade de seguir ou não.
Portanto, se é tão certo como o alagamento da próxima chuva que Belém terá casos de coronavírus muito em breve, por que não adiantar-se na adoção de medidas preventivas?
E outra: se a medida atenderia apenas a uma recomendação do Ministério da Saúde, por que a Prefeitura de Belém não a adota de imediato, ainda que possa ter havido uma interpretação equivocada do ministério?
Zenaldo deve recuar do recuo e decretar logo restrições para eventos de massa em Belém.
Por que não?

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Os outros Estados e outros Paises estão errados por colocarem restrição as pessoas? A Esquerda perdeu, vocês ainda não se acostumaram com gente séria. Para esta geração de jornalistas o bom é o Lula, a familia Barbalho com suas barbalhidades. Dói mas passa!