terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os nossos péssimos gramados. E a nossa péssima FPF.


Coleguinhas daqui não param de reclamar do gramado do Parque do Bacurau, o estádio de Cametá onde o Remo, a duras penas, classificou-se no último domingo para as semifinaisdo primeiro turno do Parazão.
"Horroroso", dizem uns.
"Péssimo", acrescentam outros.
"Inadequado para a prática do futebol", completam os demais.
Pois é.
A cada início de campeonato, os Bombeiros são chamados para avaliar o nível de segurança das nossas dignas praças esportivas, incluindo o Mangueirão e estádios do interior onde serão disputados os jogos do Parazão.
A avaliação diz respeito, é evidente, apenas às arquibancadas e à estrutura do estádio de um modo geral. Tem a ver, portanto, com a segurança dos torcedores.
Perfeito.
E os jogadores?
Não são gente, não, meus caros?
Além de serem gente (por mais incrível que pareça), são trabalhadores, são profissionais.
Nessa condição, ficam expostos a graves riscos de sofre grave lesão até mesmo sozinhos, correndo num gramado horroroso como o do Parque do Bacurau,
Avaliar se o gramado de um estádio está ou não minimamente adequado para a prática do futebol é tarefa do Departamento Técnico da FFP, né?
O que fazem, então, esses bons moços, que entra campeonato, sai campeonato e continuam autorizando a realização de jogos em gramados pirentos, como o do estádio de Cametá?
Querem ver outra absurdez sem fim, que mostra uma sesquipedal (uhhh!, e com licença do velho Nelson), uma colossal omissão da FPF?
A absurdez estão em não exigir-se que Tucuruí adeque as dimensões de seu estádio ao padrão exigido pela Fifa e que já são, portanto, seguidas na maioria dos estádios do Brasil, inclusive num Parque do Bacurau da vida.
A Fifa exige que os gramados tenham no mínimo 105m x 68m. O Navegantão, em Tucuruí, tem 110m x 75m. Está nesse tamanho há anos.
Por que a FPF não exige uma padronização? A Federação Paulista de Futebol já fez isso no ano passado.
Que custos haverá em arredar cada trave 2,5m para dentro do gramado e encurtar as linhas laterais?
Os custos seriam praticamente nenhum, limitando-se à demarcação do novo quadrilátero. Mas a FPF nada faz.

Pode?

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o poster assistir a campeonatos europeus verá que isso não é um privilégio tupiniquim.

Anônimo disse...

Falando em Paulista, estava vendo Água Branca e Linense. O gramado? Uma piada.