quinta-feira, 7 de maio de 2015

Curitiba, um exemplo a ser seguido em Belém


Do leitor Kenneth Fleming, sobre a postagem Cenário, cenas e omissões que enfeiam Belém:

Curitiba "resolveu" em parte a questão dos camelôs. Em parte da área central, nos cruzamentos das ruas, tirou duas vagas de estacionamento de carros em cada lado, colocou aquelas tartarugas grandes, e ali foram instaladas - onde antes eram vagas de carros - as barracas de camelôs, todas padronizadas, o que ajuda a dar um visual menos agressivo.
Assim, tiraram vagas de estacionamento de oito carros em cada uma dessas esquinas e ali foram instalados uns 12-15 camelôs.
Nenhum instala sua barraca sobre a calçada, e sim no leito da rua, permitindo o fluxo dos pedestres e, ao tirar vagas de estacionamento , incentiva-se o uso do transporte público.

3 comentários:

Anônimo disse...

Discordo. A cidade continua feia, só que fora da calçada. Foi uma saída para não haver guerra com a polícia, só isso. Não resolveu e não é a saída para Belém. Aliás, não há saída. Ou tira na marra (e aí vai ter que arcar com as consequências) ou deixa. Uma ideia utópica seria desapropriar os casarões históricos abandonados no centro, reformá-los e fazer galerias em vários pontos do centro comercial. Mataria dois coelhos de uma só vez, sem precisar construir camelódromos gigantes, mas é caro e demorado.

Anônimo disse...

Há quem diga que Belém deve também imitar como se trata grevistas, pondo a polícia pra descer o cacete em qualquer tipo de manifestação profissional coletiva.

Anônimo disse...

Esse imóvel:

https://www.google.com.br/maps/@-1.450268,-48.497314,3a,75y,55.82h,121.93t/data=!3m4!1e1!3m2!1sUKZYt6wXP9a7rOyNq3SO5Q!2e0

Na Pres Vargas entre o Banpará e o Palácio do Rádio e esse:

https://www.google.com.br/maps/@-1.451227,-48.496738,3a,75y,55.31h,104.27t/data=!3m4!1e1!3m2!1sYFDZtoau207xDzn1Gc1E7A!2e0

Na Pres. vargas c/ Ó de Almeida, do outro lado do Palácio do Rádio, dois grandes edifício sem função nenhuma em pleno centro comercial de Belém. Não obedecem a função social da propriedade.
Qual o motivo para estarem a tanto tempo fechados, contribuindo para a marginalidade do centro de Belém/PA?
A prefeitura já pensou em aplicar IPTU progressivo como em São Paulo?
Ou melhor, desapropriação por interesse público?

Com a palavra a prefeitura, seurb...