segunda-feira, 30 de março de 2015

Viva Janine, o "indemissível" do governo Dilma

Renato Janine Ribeiro: Ele já chega ao governo tendo criticado Dilma publicamente. É um bom sinal. 

Então é assim, meus caros.
Entre os maiores críticos do governo Dilma estão os ministros do governo Dilma.
Joaquim Levy, da Fazenda, já considerou "brincadeira" a desoneração que a presidente promoveu. Mais recentemente, durante palestra privada a estudantes, sentou a pua em inglês.
"I think that there is a genuine desire by the president to get things right, sometimes not the easiest way, but... Not the most effective way, but there is this genuine desire", disse Levy:
Traduza-se para o bom e velho português: "Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno".
Agora, apresenta-se no proscênio o professor - de Filosofia e Ética - Renato Janine Ribeiro. Anunciado como novo ministro da Educação na última sexta-feira, descobre-se que ele, apenas há pouco menos de uma mês, sentou a pua.
Em quem? Na presidente Dilma Rousseff, ora bolas.
Em entrevista publicada na revista Brasileiros, edição que está nas bancas, o professor desanca a presidente.
Diz, entre outras coisas, que ela não gosta de política, que a concepção de seu governo é autoritária, que sua gestão destrambelhada deixou o Planalto refém, institucionalmente e politicamente, do PMDB e arrematou constatando que o PT, preocupado apenas em destacar o aumento do consumo como indício da superação da pobreza, acabou se esquecendo de destacar que a miséria continua a ser o que professor define como "o grande flagelo ético". Veja mais abaixo, na seção O que ele disse, os principais trechos da entrevista.
Sabem de uma coisa?
Levy - que Janine classifica como indemissível, juntamente com Juca Ferreira, da Cultura - e o próprio Renato Janine Ribeiro, agora ministro da Educação, têm tudo para ser os mais destacados auxiliares da presidente Dilma. Porque já externaram claramente o que pensam dela.
Aliás, Janine, vejam só, talvez já possa considerar-se o terceiro indemissível do governo Dilma.
Se não pôs Levy pra fora do Ministério da Fazenda, pelas críticas que fez, e se aceitou Janine no MEC, mesmo sabendo das restrições pessoais e políticas que ele tem como ela, sem dúvida que Dilma demonstra grandeza política.
Ainda que não goste de política e de políticos, é claro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses caras são imexíveis.