quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O helicóptero, após o pouso forçado. A foto é de Bruno Magno, do Portal ORM.

Do Portal ORM

O helicóptero de patrulhamento do Graer (Grupamento Aéreo do Pará) fez um pouso forçado em um terreno na Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária, na manhã desta quarta-feira (22). Segundo a Polícia, quatro pessoas estavam a bordo da aeronave. Uma ficou ferida.
De acordo com o delegado civil Éder Mauro, que estava no aparelho, o helicóptero precisou fazer um pouso forçado, após apresentar uma pane. 'Estávamos há dez minutos no ar, fazendo patrulhamento da Operação Carnaval na Rodovia, quando houve a pane e precisamos pousar. O helicóptero ficou todo quebrado', contou o policial. A aeronave pousou em um terreno atrás de uma empresa, no km 12, em Marituba, próximo à Alça Viária.
Os quatro tripulantes eram o delegado, o major Zel, dos Bombeiros, que pilotava a aeronave, um médico e um enfermeiros. 'Eu tive ferimentos no braço, pernas e no rosto', afirmou Mauro. Os feridos foram atendidos por uma ambulância do SAMU.
A cena foi vista por operários que trabalhavam em uma obra no terreno onde o helicóptero pousou. 'Ouvimos o helicóptero passando em cima da obra e até pensamos que fosse os donos que estavam vindo visitar a obra, mas de repente, ouvimos uns barulhos estranhos e vimos ele pousando e calda quebrando no chão', disse o pedreiro Edilson Reis.

Um comentário:

Daniel Ribeiro disse...

Eu vi esse video no jornal, o helicóptero entrou em ressonância (quando a frequencia vibracional do motor entra em sintonia com a frequencia natural do sistema como um todo)fazendo com que a estrutura não aguentasse tamanha amplitude de vibração, rompendo-a por fim. Sorte nao houve vitimas!!! Agora a engenharia, ou a falta dela, aqui no Pará deixa a desejar, pois de certo um plano de manutenção preventiva neste caso evitaria tal problema. Salve a engenharia mecânica.