sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Proposta muda a Doca para “Avenida Hélio Gueiros”

Hélio Gueiros, vocês sabem, não tinha papas na língua.
Só não entendia o que ele queria dizer quem não tinha ouvidos para ouvir.
Hélio Gueiros, quando falava, todo mundo entendia. Até porque, como político, soube como poucos falar a linguagem popular – às vezes propositadamente escrachada, irreverente -, inclusive quando exercia mandatos eletivos dos mais relevantes.
Pois uma vez, em plena campanha eleitoral, Hélio fez consignar uma de suas melhores tiradas.
“Sou tarado por Doca!”, proclamou.
Ninguém esquece a frase – em verdade, quase uma sentença – que expressa o carinho especial que Hélio tinha pela avenida Visconde de Souza Franco, a nossa Doca, hoje praticamente um dos cartões-postais de Belém e a via mais nobre do Umarizal, que a partir da Doca passou a ser um dos bairros mais nobres da cidade.
Aliás, ninguém esqueça que a Doca foi aterrada pela administração do prefeito Nélio Lobato, mas drenada, pavimentada e revitalizada pela administração Hélio Gueiros, em 1995.
Inspirado no carinho de Hélio pela Doca, já está disponível na internet um abaixo-assinado que propõe a mudança da denominação da Avenida Visconde de Souza Franco para Avenida Hélio Gueiros.
“Talvez para alguns não tenha tanta importância, mas esta é uma forma de homenagear o prefeito que, embora poucos se lembrem, deu vida nova à Doca tornando-a um dos cartões-postais de Belém e uma das áreas mais valorizadas da nossa cidade”, diz trecho de mensagem remetida ao blog por um dos proponentes da mudança de nome da avenida.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nada mais justo. Todos lembramos do amor que ele tinha pela Doca. Também foi ele quem acabou com o carnaval naquele espaço para preservar a área limpa e bem cuidada. Quem mora ali, sabe perfeitamente, como era a Doca antes e depois do Dr. Hélio Gueiros. Tem meu voto. Aprovado.

Anônimo disse...

Desde quando repassar asfalto é motivo para dar nome de ruas???
Aquele local merece o seguinte none: Av. Altos dos Bueiros.

Anônimo disse...

A antiga "Estrada do 40 Horas", em Ananindeua, teve seu nome modificado para Avenida Hélio Gueiros recentemente.

Vão ficar duas avenidas de mesmo nome na mesma região metropolitana???

Sério que não há nada mais relevante pra se preocuparem???

Anônimo disse...

Avenida Governador Hélio da Mota Gueiros é o novo nome da Estrada do 40 Horas, em Ananindeua. A Lei n° 2.534, que alterou o nome da via, foi sancionada pelo prefeito Helder Barbalho na terça-feira (29). A Estrada do 40 Horas passa a se chamar avenida Hélio Gueiros no trecho entre a avenida Mário Covas e as margens do Igarapé 40 Horas.

“Esta é uma homenagem do município à história e às contribuições deste político para a população de Ananindeua e do Pará”, afirma a prefeitura de Ananindeua, por meio de nota enviada à imprensa.

http://www.diarioonline.com.br/noticia-177723-helio-gueiros-vira-nome-de-avenida-em-ananindeua.html

Anônimo disse...

A Doca nunca vai deixar de ser Doca. Tanto é que esse nem é o nome oficial da avenida. Por mim, tanto faz.

Alan Araguaia

Anônimo disse...

Deviam mudar OFICIALMENTE para Avenida DOCA de Souza Franco.

NINGUÉM diz Visconde de Souza Franco.
NINGUÉM dirá Avenida Hélio Gueiros.

Anônimo disse...

Uma vez estava com amigos do Rio, Sampa e Paris e resolvi levar eles à "nossa Doca", mas fiquei envergonhado com a situação. Para eles a avenida tem umesgoto à céu aberto e um cheiro ruim. Fiquei devendo para eles. É bom fazer uma campanha para tapar aquela valona.

Anônimo disse...

O anônimo das 13:32 pelo visto não conhece a cidade símbolo do romantismo. Veneza, muito bela, que nos proporciona passeios maravilhosos em gândolas nos canais que cortam a cidade ao meio. Só um detalhe que ninguém diz, esses canais exalam também um cheiro forte e nem por isso deixa de ser bela a cidade do amor.

Anônimo disse...

Quem não sente o mau-cheiro na Doca é porque acostumou o nariz.
O local melhorou depois que o shopping fez intervenção no canal, criando pontes, e depois que o prefeito atual retirou de lá todos os ambulantes (fato incontroverso).
Mas ainda falta muito para ficar bom, pois o asfalto é uma porcaria, as paradas de ônibus ruins e os bueiros estão muito acima do nível, coisa bem básica de consertar, bastando apenas boa vontade.
Fosse o prefeito e fechava o canal, criando uma faixa central só para ônibus e paradas em sue interior, liberando as laterais para aumento das calçadas e novas ciclovias (só falta ele dizer que já existe um projeto assim!).
O que não pode é ficar como está, ou seja, uma porcaria.
Sugestivo mesmo, por enquanto, é Altos dos Bueiros.
Agora comparar Veneza com Belém, desculpe-me mas é um grande absurdo...

André Carim disse...

Além de Ananindeua já ter feito a homenagem ao querido Governador Hélio Gueiros, sugiro aos internautas que pesquisem a vida de Bernardo de Souza Franco, o Visconde de Souza Franco:
2 vezes Presidente da Província do Pará; Presidente da Província do Rio de Janeiro; Presidente da Província de Alagoas; duas vezes Ministro da Fazenda do Brasil; Ministro das Relações Exteriores do Brasil; Deputado Geral; Conselheiro de Estado; Senador do Império do Brasil, Jornalista e Magistrado. Dá para tirar o nome deste ilustre paraense da Doca?

Anônimo disse...

Rua do Esgoto.