segunda-feira, 7 de junho de 2010

Helder: “Não haverá disputa na convenção do PMDB”

O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), não tem dúvida.
Está mais do que convicto.
Absolutamente convicto.
O PMDB chegará à convenção, lá para o final deste mês, com apenas um candidato ao governo do Estado.
E quem vai dar as cartas, garante o prefeito, é Jader Barbalho, o presidente regional do partido.
Tem mais: Helder está certo de que o deputado Domingos Juvenil só não chegará à convenção candidato se Jader ou o próprio Juvenil entenderem diferente.
O Espaço Aberto conversou com o prefeito de Ananindeua.
Leia a seguir, a entrevista:

-------------------------------------------

Você considera a candidatura do deputado Domingos Juvenil ao governo do Estado competitiva? É pra valer mesmo?
Que é pra valer, segundo a orientação que tem sido dada pelo partido, creio que sim. Agora, a competitividade dela, naturalmente que a principal meta a ser buscada pelo PMDB e pelo deputado Juvenil é conseguir incorporar o sentimento que existe na população, de um desejo por uma terceira via. Se ele conseguir isso...

Você é mais a favor de uma candidatura do ex-deputado José Priante do que do deputado Juvenil?
Sou a favor de uma candidatura que possa unir o partido, qualquer que ela seja.

O deputado Juvenil, pelo que você percebe, já está fazendo internamente uma articulação para incorporar o partido à candidatura dele?
Sim, pelo que se tem visto, não apenas ele como o deputado Jader têm buscado eliminar possíveis resistências para que o partido possa seguir unido. E eu acho que esse é o caminho. Como há tempo para isso, como temos tempo até as convenções, creio que o partido, como tem acontecido em sua história, caminhará unido.

Você e a deputada Elcione Barbalho ficaram mesmo contrariados com a decisão de lançar logo uma pré-candidatura, em vez de esperar um pouco mais? Você realmente defendia que o partido deveria esperar mais um pouco? Qual era a sua posição no dia em que se decidiu lançar o deputado Domingos Juvenil como candidato?
A minha posição naquele dia era a de reafirmar que o caminho da candidatura própria deveria ser tomada pelo deputado Jader Barbalho. Inclusive, 48 horas antes, nós havíamos tido uma reunião com os prefeitos...

Uma candidatura própria do Jader ou uma outra qualquer, mas do partido?
Não, uma candidatura própria do Jader, que inclusive chegou a ser aclamada por todos os prefeitos. E, apesar de não ter havido uma consulta em todos os diretórios municipais, todos nós sabíamos que havia um sentimento, um apelo em favor da candidatura do deputado Jader. No momento em que o deputado Jader, legitimamente, toma a decisão de que ele optará por concorrer ao Senado, naturalmente que naquele momento, no dia da reunião, houve uma discussão no partido sobre o caminho que deveria ser tomado: se da candidatura própria, e quem seriam os postulantes, como também um segmento do partido não tinha a convicção de que a candidatura própria seria a melhor alternativa, já que o deputado Jader havia declinado de se colocar nesta disputa. Então, o posicionamento que houve da minha parte foi este, o de que, no momento em que o deputado Jader sai do projeto da candidatura ao governo, seria necessário discutir internamente, no partido, qualquer o melhor caminho dentro de um projeto do partido, a ser tomado nas eleições. O deputado Jader prosseguiu nas consultas e chamou principalmente os deputados estaduais, por entender que são eles que estão mais próximos desse debate da eleição estadual. E legitimamente os deputados estaduais aproveitaram a sinalização do deputado Juvenil, de ter disposição de ser candidato a governador. Então, tomou-se a decisão de lançá-lo pré-candidato a partir dessa reunião com a bancada.

Se houver disputa na convenção, você apoiará quem?
Não creio que haverá disputa. E eu apoio o candidato que o deputado Jader Barbalho indicar. Não acredito em disputa em convenção.

Você acha, então, que o partido vai chegar à convenção com um só candidato?
Com certeza. Eu não tenho nenhuma dúvida em relação a isso.

E você seria capaz de apostar hoje que o deputado Domingos Juvenil vai chegar à convenção como candidato?
O deputado Jader Barbalho tem sinalizado que o candidato é o deputado Juvenil, perfeito? Portanto, como o deputado Jader é presidente do partido e líder do partido, eu não tenho nenhuma dúvida de que só não haverá de ser o Juvenil se o deputado Jader ou se o deputado Juvenil entenderem diferente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como pode um candidato que só esta deputado por causa dos votos da legenda querer ser candidato a Governador? Tudo uma grande jogada ensaiada com o Governo da Ana Julia, uma coisa pode dar errada nesta grande armação é se não combinarem direitinho com os eleitores.

Bia disse...

Bom dia, caríssimo Paulo:

Eu sei que há assuntos importantes que lotam a pauta deste Espaço. Mas, nenhuma notinha, mínima, pequeninha, sobre o jogão de ontem???????

Abração.

Anônimo disse...

Por que o PMDB não lança o nome de Helder pra governador???

Poster disse...

Sabe o que é, Bia?
É que os comentaristas da editoria de Esporte aqui do Espaço Aberto não foram ao jogo.
Não foram, não viram e nem ouviram (hahahahahaha).
Abs.

Anônimo disse...

Quanto ao (pseudo) jogo de ontem, o blog fez bem em não comentar.
Afinal, o "nobre" TJD paraense já havia decidido o "proprietário" do título alguns dias antes, suspendendo meio time do "grande" Águia e mais o treinador.
Ao Águia, a dureza da lei; ao bicolete as benesses e facilidades.