quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Governadora, não deixe os servidores à míngua!”

O Sindetran/PA (Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará) divulgou, nesta quarta-feira, uma carta aberta ao governo do Estado que está sendo remetida a todos os servidores do Detran-PA da capital e do interior – em greve desde a semana passada – e a todo o funcionalismo público do Estado.
“O atual slogan de governo diz que ‘a maior obra é cuidar das pessoas’, por isso lembramos que os servidores dessa Instituição são pessoas, gente que precisa ser valorizada”, diz um trecho da carta. “Sra. Governadora, não deixe os servidores a míngua!”, implora adiante.
Na próxima semana, os servidores do Detran, Sema, Sintepp e de outras secretarias estarão reunidos para discutir a situação do funcionalismo público estadual.
Abaixo, a íntegra da carta aberta:

-----------------------------------------

Carta aberta ao Governo do Estado

Sra. Governadora, é com tristeza que os servidores públicos do Pará, em especial do DETRAN, manifestam indignação ante as ações equivocadas de sua administração. Tamanha tristeza se deve, principalmente, ao fato de que as reivindicações dos servidores deste Estado foram simplesmente abandonadas pelo seu governo. Vale registrar que grande parte desses servidores depositaram uma forte expectativa durante sua eleição, inclusive por ser oriunda do movimento sindical, mas, infelizmente, o que se vê hoje é Vossa Excelência negar suas raízes, pois ainda estão firme na lembrança as cenas dos Policiais Militares confrontando-se com professores do Estado e, recentemente, a intervenção da PM no movimento pacífico dos servidores da SEMA.
Os servidores do DETRAN-PA, como a Sra. bem sabe, vêem discutindo a elaboração do PCCR a pelo menos dois anos, pois em 2008 foi iniciado o debate, porém essa já era uma cobrança antiga dos servidores dessa Autarquia.
A aprovação do PCCR busca reparar uma distorção histórica, já que, como Autarquia, o Detran tem aporte financeiro para proporcionar ao "servidor da casa" a tão aclamada justiça social.
O atual slogan de governo diz que "a maior obra é cuidar das pessoas", por isso lembramos que os servidores dessa Instituição são pessoas, gente que precisa ser valorizada.
A crise mundial que se avizinhou ao Brasil não teve quase nenhuma influência na economia do país, sendo que hoje, em todos os setores econômicos, há um indicativo de recuperação dos níveis de crescimento que apontam para os mesmos patamares do período pré-crise, ou seja, a crise mundial não é mais um problema, ainda assim temos que frisar que o DETRAN-PA, como em todos os anos, experimenta crescimento que oscila em torno de 12 a 15%, por isso reafirmando a necessária valorização desses servidores. Contudo, Sra. Governadora, estamos dispostos a discutir o orçamento do Estado e do Detran, e a viabilidade do PCCR e dos demais pontos da nossa pauta de reivindicações, podemos começar pelos gastos com publicidade e propaganda, pois "cuidar das pessoas" é investir na equidade social, ou seja, entre investimentos em propaganda e os servidores temos a certeza que a Sra. ficará com segunda opção.
Por essas e tantas outras razões que serão colocadas no decorrer do movimento é que cobramos de Vossa Excelência providências no sentido de restituir a qualidade do serviço público.

Sra. Governadora, não deixe os servidores à míngua!

5 comentários:

servidor público est. disse...

A governadora não pode ser indiferente ao que se passa no DETRAN: os servidores daquele departamente recebem cerca de R$-600,00 de vale alimentação, enquanto que outros servidores do estado recebem minguados 300, 200 e até 100 contos por mês. Por que a discriminação?

Butterfly disse...

Duas coisas não podem ser ignoradas. Uma a reinvidicação é justa. Outra: os servidores do estado passaram longos 12 anos sem reinvindicar nada... parece que viviam muito bem... mas agora eles têm espaço aberto para as manifestações. Viva a Liberdade de expressão!!!!

Anônimo disse...

A mais verdadeira de todas é que nas urnas a conta vem, mas com certeza vem.Os servidores do DETRAN PA estão com toda a razão estão lutando pelos seus direitos, trabalham em uma Autarquia, é mais que justo o que reevindicam, agora só é merecedor de seus direitos quem luta por eles.

Anônimo disse...

Antes de comentar sobre os valores diferenciados do vale alimentação, que é um benefício, o servidor público est. esqueceu de comentar sobre os valores dos salários que é o fator mais importante para qualquer trabalhador.

GREVISTA DO DETRAN disse...

Não esqueçam que no DETRAN-PA existe uma fila se senhores e senhoras de idade bem avançada aguardando alguma melhora salarial para buscarem a devida aposentaria. Caso não saibam, hoje o servidor do DETRAN aposenta-se com SOMENTE o salário mínimo! É uma indignação!!!