quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O crime por trás das grades

No Página Crítica, de Aldenor Júnior, sob o título acima:

Se faltava apenas a gota d'água para decretar a falência do sistema prisional no Pará, agora não falta mais. O escandaloso episódio de uma adolescente de apenas 14 anos que permaneceu mais de 30 horas em "visita íntima" a seu namorado, um detento condenado por latrocínio (roubo seguido de morte), numa cela de um presídio estadual nas cercanias de Belém, sem que os agentes e policiais tenham percebido, revela um nível de descontrole, incompetência e conivência com práticas delituosas como poucas vezes se tem notícia.
Além do suposto namorado, a adolescente ficou horas em companhia de mais dois detentos. É provável que tenha sido vítima de violência sexual.
A idade da menina também é alvo de controvérsia. Ela própria relatou ter 16 anos, o que foi desmentido pela família em entrevista à equipe do Conselho Tutelar. Ela tem apenas 14 anos.
O Presídio Estadual Metropolitano, em Marituba, ainda é tido como de "segurança máxima". Por favor, é preciso ter um mínimo de decência. Lá, pelo que se depreende deste episódio, não se controla coisa alguma. É a lei da selva, pura e simplesmente.

Nenhum comentário: