quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

“Paulo Renato faltou à aula de matemática”

Do leitor e advogado Marcos Klautau, sobre a irresignação do deputado federal tucano Paulo Renato (SP) acerca dos índices de analfabetismo mencionados pelo presidente Lula:

[...]
Quem sabe o ilustre deputado Paulo Renato faltou à aula de matemática, no curso ginasial (antigamente era assim que se chamava), que ensinou o que é media. A média a que ele se refere é, obviamente, a aritmética, que é a parte da matemática em que se investigam as propriedades elementares dos números inteiros e racionais, a mais simples e mais fácil de todas as médias.
Suas (dele) palavras: “Se a média nacional de analfabetismo é 11%, como poderia ser 10% só em São Paulo?”
A média nacional é 11%; e daí, deputado ministro? S.m.j., a média de São Paulo, ou de qualquer outro estado, pode ser 10%, 15%, 30%, e até mais, ou menos. Média é média, ou seja, é a soma aritmética dos valores de todas as variáveis, dividida pelo número (quantidade) dessas variáveis. Algumas variáveis são maiores, outras menores. Por exemplo: Variáveis: 10, 14, 18 e 42. A média aritmética é igual a 21 (está certo?), que é maior que umas e menor que outras variáveis.
E só. Senão não seria média.
Será que fui claro, ou o assunto é tão simples que confunde?
E merece preocupação?
Prefiro entender que foi um pequeno lapso ou canseira do deputado Paulo Renato.
Fico triste quando vejo um profissional que se dedica à educação falar besteiras dessa natureza, principalmente quando reconheço competência no indicado falante.
Mesmo que seja um assunto sem muita importância.
Mas suas palavras podem ser verdades (sic) para seus alunos e os menos letrados.

Um comentário:

Anônimo disse...

"para os menos letrados", inclusive o Lula.