segunda-feira, 21 de julho de 2008

PF cita Heráclito, mas não o inclui na lista de investigados

Na FOLHA DE S.PAULO:

Citado em pelo menos cinco situações diferentes no inquérito da Operação Satiagraha, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) é apresentado como integrante da rede de influência do Opportunity no poder. O relatório da PF aponta ainda a troca de favores entre o congressista e um lobista ligado a Daniel Dantas, mas, apesar disso, afirma que nem ele nem outras autoridades citadas são formalmente investigadas.
Se a Justiça decidir o contrário, isso poderá alterar os rumos da investigação. Nesse caso, o inquérito será enviado da 6ª Vara Criminal de São Paulo ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde cada novo passo dependerá de autorização do ministro escolhido como relator. Qualquer advogado dos envolvidos pode reivindicar a transferência do inquérito.
Na semana passada, o presidente do STF, Gilmar Mendes, ao permitir a Heráclito acesso aos autos, considerou o senador como investigado.
Entre as cinco citações, segundo os documentos obtidos pela Folha, está um organograma que o aponta como integrante do grupo "agentes públicos e políticos associados".
O congressista também aparece em escutas telefônicas falando com o publicitário Guilherme Sodré, o Guiga, que, segundo a PF, é lobista de Dantas em Brasília. No relato da conversa, Guiga diz a Heráclito que "todas as pendências foram resolvidas" e agradece a "grande ajuda" do senador.
O diálogo ocorreu em 27 de março deste ano, menos de uma hora depois de Guiga conversar com o próprio Dantas ao telefone. Segundo a PF, Dantas diz ao publicitário "que acabou..., que fecharam o acordo".

Mais aqui.

Nenhum comentário: