Na FOLHA DE S.PAULO:
Uma das principais dúvidas sobre o acidente com o avião da TAM, em Congonhas, ficará sem resposta por parte da Aeronáutica. A comissão que o investigou não conseguiu identificar se foi por culpa dos pilotos ou falha no avião que um dos manetes (alavanca de aceleração) ficou em posição inadequada no momento do pouso, o que fez com que o Airbus-A320 não parasse na pista. No acidente, que completou um ano ontem, morreram 199 pessoas.
As duas alavancas deveriam estar em "ponto morto", mas o computador de bordo registrou que uma delas estava em posição de aceleração. Essa informação está na caixa-preta.
O chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Jorge Kersul, disse ontem à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara que a análise do quadrante onde ficam os manetes "não trouxe informação que refutasse ou confirmasse o que os computadores diziam".
Por isso, afirmou que o relatório trará as duas hipóteses: "O manete pode ter sido colocado na posição correta [pelo piloto], mas o sinal ter sido enviado [ao computador de bordo] de forma errada ou o manete pode ter ficado fora da posição. Não fomos capazes de anular uma das duas hipóteses."
A segunda hipótese configuraria erro dos pilotos e é tida como "mais factível" por Kersul "porque o sistema de gravação mostra o manete o tempo todo na posição "climb" [movimento vertical para cima]".
O chefe do Cenipa sinalizou ainda que o preparo dos pilotos, o tempo de descanso e até o salário devem ser considerados como causas do acidente.
Segundo ele, se os pilotos tivessem arremetido o avião ou percebido que um dos manetes estava fora da posição, o acidente não teria ocorrido. "São situações que exigem pilotos muito bem treinados e vamos focar nisso. Se a tripulação tivesse notado problema no manete teria parado o avião. Mas era preciso ver isso muito rapidamente porque cada segundo naquela pista faz diferença."
Ressaltou, porém, que entre o toque no solo e a colisão se passaram 20 segundos. Para evitar novos acidentes, o Cenipa recomendará que os pilotos façam treinamento com simuladores e que a aeronave emita sinal sonoro quando o manete for posto em posição errada.
O relatório final está sendo redigido. Depois, será traduzido e enviado para análise no exterior. A previsão é que seja conhecido no fim do ano.
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