terça-feira, 14 de março de 2023

Chuvas alagam e transformam Belém no caos. Depois de Zenaldo, agora é Edmilson quem surfa nas ondas.


Em outubro de 2020, durante a campanha eleitoral para prefeito de Belém, o Espaço Aberto publicou postagem sob o título De quem será a cara dos memes dos alagamentos? De Edmilson? De Priante? De Thiago? De Gustavo? De quem, afinal?

Os mencionados no título eram Edmilson Rodrigues, José Priante, Thiago Araújo e Gustavo Sefer, àquela altura candidatos à prefeitura.

A postagem comentava a profusão, em dimensões tsunâmicas, de memes que ridicularizavam o então prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, pelos alagamentos em Belém decorrentes de chuvas de proporções diluvianas.

Dizia um trecho da postagem:

Até 31 de dezembro de 2020, o alagamento será tucano, encerrando um ciclo de oito anos da gestão de Zenaldo Coutinho. Daí para a frente, os alagamentos serão de que partido? Será do PSOL, do MDB, do Cidadania, do PSD, PSB, PMB, PRTB, Republicanos, Patriota, PTC, PSTU,  PCO?

Pois é.

O tempo voa.

Àquela altura, repita-se, o alagamento tinha partido. Era tucano.

Hoje, sabemos, o partido dos alagamentos é outro. É do PSOL de Edmilson Rodrigues. Ou é de Edmilson Rodrigues, do PSOL.

Ontem, psolistas e apoiadores de Edmilson mostravam memes de Zenaldo surfando - ou dançando na pororoca que troava nas ruas de Belém, antes e depois das chuvas (vejam acima).

Hoje, muitos (entre eles alguns psolistas) atualizam os memes e mostram Edmilson surfista, percorrendo as ruas de Belém nesta manhã, em que um toró de perfis tipicamente amazônicos praticamente paralisou a cidade durante toda a manhã (vejam imagens nos vídeos abaixo, em área próxima à Unama, campus da Alcindo Cacela).

Está um caos: ruas alagadas, canais transbordando, trânsito parado, casas invadidas e milhares de pessoas (principalmente pobres) sofrendo prejuízos com a perda de seus bens.

Então, já sabem: nada como uma chuva depois da outra, para que o autor do meme que hoje ridiculariza o adversário político seja, ele mesmo, o surfista ridicularizado no meme de amanhã.

E viva a nossa chuva, que desnuda as hipocrisias políticas e ridiculariza a politização de problemas que, por serem problemas, precisam ser solucionados ou minimizados com soluções técnicas, e não políticas.



2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente observação. Nenhum fez nada para diminuir esses alagamentos.

Anônimo disse...

Tal qual a cidade, a saúde também tá indo por água abaixo, tem profissional que não recebe o salário completo desde o ano passado, lamentável pra quem se diz de um partido comprometido com o social.