quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Senadores da bancada paraense exibem baixo nível de transparência no exercício do mandato

Zequinha Marinho, Jader Barbalho e Paulo Rocha: no Nível 1 de transparência,
segundo levantamento atualizado do Radar do Congresso

Os senadores Jader Barbalho (MDB), Zequinha Marinho (PSC) e Paulo Rocha (PT), que compõem a bancada paraense no Senado, apresentam baixo nível de transparência no exercício do mandato, segundo levantamento mais recente do Radar do Congresso.

De acordo com a base de dados atualizada em 21 de dezembro (clique aqui), o senador Oriovisto Guimarães (PODE/PR) é o único que ostenta a marca máxima de transparência (Nível 5). Ele é seguido por cinco parlamentares, entre os quais apenas um da Região Norte, Randolfe Rodrigues (Rede), do Amapá. No nível 3 estão quatro senadores, enquanto dois foram classificados no Nível 2. A esmagadora maioria dos senadores, entre eles Jader, Marinho e Paulo Rocha, está na lista do Nível 1. No Nível Zero incluem-se três parlamentares. 

O nível de transparência de deputados federais e senadores é um levantamento exclusivo do Congresso em Foco. O trabalho leva em conta 11 indicadores de transparência digital e a primeira rodada de coleta de informações foi feita entre os meses de julho e agosto de 2020.

Os indicadores de transparência levam em conta, entre outros, as respostas a um questionário enviado pelo Congresso em Focoa publicação de justificativas para os gastos cobertos pela cota parlamentar com consultorias, a publicação das justificativas para os gastos cobertos pela cota parlamentar com divulgação do mandato e a publicação dos nomes dos servidores lotados no gabinete e a remuneração de cada um deles.

Nenhum comentário: