sexta-feira, 17 de julho de 2020

Cássio Andrade é apresentado como candidato irreversível. Mas convém ter cautela, dizem lideranças de grupo de partidos.

Simão Jatene: por enquanto, mudo - pelo menos para o público externo. Mas ele, mesmo
se não disputar a PMB, será um nome de peso na definição do candidato de aliança de dez partidos.


Lideranças de partidos integrantes do que poderá ser uma futura aliança de pelo menos dez legendas para disputar a Prefeitura de Belém, nas eleições de novembro, começam a se movimentar mais concretamente no tabuleiro das negociações para escolher um nome competitivo à sucessão do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).

As articulações, até agora conduzidas por lideranças do PSDB, DEM, PSB, PV, Cidadania, Avante, PRTB, PMN e outras legendas que posteriormente deverão confirmar participação na aliança, tornam-se mais intensas à medida que vão se definindo outras mexidas no cenário eleitoral. A última delas - e a mais notória - foi a desistência da secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, que resolveu não concorrer ao cargo de prefeita porque não se desincompatibilizou a tempo.

Muito embora estejam afinados, representantes de algumas legendas consultadas pelo Espaço Aberto mostraram-se de certa forma surpresas com o tom dos posicionamentos do deputado federal Cássio Andrade (PSB), que em matéria publicada nesta sexta-feira (17), no Blog do Zezé Dudu, desponta praticamente como se já fosse o nome irreversivelmente definido para ser o candidato desse grupo de partidos à sucessão de Zenaldo Coutinho.

"Estamos em fase de negociações, de conversas, de avaliação de possibilidades. Estamos em processo de negociação, ainda não tem nada definido. O grupo está discutindo os nomes e as possibilidades", disse ao blog, em declarações há pouco, o deputado Thiago Araújo (Cidadania), que já apresentou como uma das alternativas do grupo.

Outros representantes partidários ouvidos pelo Espaço Aberto, mas que preferem não revelar os nomes, também reforçaram que no momento nada está definido. "Inclusive, essa história de que o vereador Mauro Freitas é o candidato do Zenaldo a prefeito de Belém não faz mais o menor sentido. As pretensões do Mauro, em relação às eleições de novembro, não é concorrer à prefeitura, mas reeleger-se à Câmara de Belém", disse uma fonte ouvida pelo blog.

Outro representante partidário avalia que a divulgação, neste momento, de nomes que eventualmente, mais à frente, poderão não se mostrar viáveis pode transmitir a impressão de que a aliança partidária que se pretende formalizar já nasceu rachada. E isso poderá ser explorado politicamente durante a campanha eleitoral que se aproxima.

Convém acompanhar os próximos passos. Até porque dois personagens, necessariamente, vão pesar na definição do nome a ser escolhido: o ex-governador Simão Jatene e o prefeito Zenaldo Coutinho. E ambos, até agora, continuam mudos e quedos - pelo menos para o público externo. Só falam intramuros. Ou nem isso.

Nenhum comentário: