terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Noruega passa de estilingue a vidraça



Vamos e convenhamos.
Golpismos à parte, Temer é mesmo um cara de sorte.
No ano passado, ficou famoso esse pito - que você pode ver no vídeo - da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, no presidente do Brasil.
Um pito cara a cara. Olho no olho. Frente a frente.
Ninguém esperava que, seis meses depois, o governo da Noruega, que controla nada menos de 34% das ações da Hydro, passasse de estilingue a vidraça, depois que a mineradora entrou no olho de um furacão de denúncias por ter contaminado as águas da região de Barcarena com rejeitos químicos.
Nesta segunda-feira (26), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, defendeu “multas pesadas” e a suspensão das atividades da Hydro. Ele disse ter determinado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que apure a situação com “urgência” e tome todas as providências legais e administrativas necessárias para “cessar imediatamente os atuais danos ambientais” causados pelo vazamento.
Entre as medidas que podem ser tomadas pelo Ibama, segundo o Ministério do Meio Ambiente, está o embargo e a aplicação de multas pecuniárias. Segundo Sarney Filho, a expectativa é que, nas próximas 48 horas, o Ibama tome alguma providência sobre o caso.
“Os elementos são muito claros e, já que existe uma análise técnica e científica a respeito da contaminação da água, eu acho que o Ibama hoje tem os elementos completos para tomar providências o quanto antes”, disse o ministro.
Acionista majoritário e controlador da Hydro, o governo da Noruega decidiu, em junho do ano passado, reduzir à metade o repasse de verba para o Fundo para a Proteção da Amazônia em 2018. O país criticou publicamente o aumento do desmatamento na região. Nesta segunda, Sarney Filho classificou como “lamentável” o fato de uma empresa norueguesa estar envolvida no vazamento em Barcarena.
Sarney Filho avalia ainda que a situação de Barcarena é “diferente” da tragédia de Mariana (MG), em 2015, quando o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco deixou 19 mortos.“Não estamos, como muita gente está pensando, à beira de uma nova Mariana, mas esse vazamento é sério, vem de uma empresa que pertence ao governo da Noruega, portanto, uma empresa que deveria ter responsabilidades, ainda mais na Amazônia. Portanto, nossa decisão é que o corpo técnico do Ibama faça a avaliação devida e a partir daí se tome todas as medidas possíveis e necessárias”, concluiu Sarney Filho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que o corpo técnico do IBAMA faça as avaliações ? E por que não fez antes? É preciso punir com rigor os dirigentes e servidores do IBAMA e dá SEMANA que se omitiram - ou foram omitidos - e nada viam. São cegos? Não não são .
Kenneth

Anônimo disse...

Que o corpo técnico do IBAMA faça as avaliações ? E por que não fez antes? É preciso punir com rigor os dirigentes e servidores do IBAMA e dá SEMANA que se omitiram - ou foram omitidos - e nada viam. São cegos? Não não são .
Kenneth

Anônimo disse...

Em tempo. Ninguém paga essas multas. Ninguém. Há que se achar outras formas de punição.
Kenneth

Anônimo disse...

"Golpismos"???
Solução com base na CF jamais pode ser considerada golpe.
Os próprios ladrões viram que não dava mais para sustentar tanto roubo daqueles que estavam no Poder. Ou será que há alguém a acreditar que não roubaram a Petrobras??
Depois vieram outros larápios que, pasmem, foram eleitos junto com os ladrões.
Ou seja, é tudo farinha do mesmo embrulho.
Os dias desse senhor estão contados para ser processado e preso. Assim como o mulusco, claro que se o STF deixar (´prisão em segunda instância).