quarta-feira, 23 de abril de 2014

O essencial para concretizar a reforma política


De um Anônimo, sobre a postagem Jatene como a faca e o queijo na mão. Ou não.:

Quatro coisas que acho indispensáveis para a propalada reforma política:

1. Proibição da reeleição para todos os cargos (evitaria a figura do político "profissional" que só vive mamando nas tetas do governo, não importa de que partido for);
2. Proibição da propaganda oficial em ano de eleição (evitaria a gritante e covarde desigualdade entre os candidatos governistas e outros candidatos);
3. Proibição da somatória do tempo de televisão em caso de coligações (cada partido seria obrigado a usar diretamente o seu tempo; evitaria as negociatas que estamos acostumados a ver a cada eleição);
4. Criminalização do marketing político-eleitoral insidioso (evitaria a propaganda enganosa).

3 comentários:

Anônimo disse...

Voto facultativo.

Anônimo disse...

Com todo respeito, esses itens são superficiais. Não se fará nenhuma reforma política que preste sem, antes, uma revisão tributária que reduza o desequilíbrio existente hoje entre a União (que fica com 70% da receita) e os Estados e Municípios. Isto permitiria a devolução da capacidade de governo para as unidades federativas e, aí então, a reforma política seria significativa. Sem isso, reforma política é perfumaria.
Ana Diniz

Anônimo disse...

Reforma política tem um só objetivo : o voto em lista, tão defendido pelo PT. Alguém aí ainda lembra da proposta de Reforma Política elaborada e coordenada pelo Deputado Henrique Fontana, que estava "PTORD"(pronta para a ordem do dia) ?

O que advirá da proibição do financiamento privado das campanhas, já quase decidido pelo Supremo e também pelo Congresso, onde tramita proposta neste sentido?

Claro que será o voto em lista, pela "suposta" dificuldade de enfrentar campanhas caras, pela falta de recursos dos candidatos , blá, blá, blá.

Será que não desconfiam que as empreiteiras , os empresários de modo geral, continuarão contribuindo para as campanhas por baixo das urnas?

Kenneth