quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Jordy denuncia exploração de garimpeiros

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), em pronunciamento da tribuna, denunciou o regime de exploração a que são submetidos os garimpeiros de Serra Pelada (PA) pela empresa Colossus Minerals, que há sete anos vem atuando na mineração.
Com um contrato autorizado pela Ministério das Minas e Energia, com a chancela do governo federal, a mineradora canadense, que tem parceria com a Coomigsp (Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada), vem descumprindo o acordo firmado para exploração de ouro, paládio, nióbio e outros minerais em desfavor dos trabalhadores.
O contrato estabelece 51% para a Colossus e 49% de direitos da exploração para garimpeiros, mas hoje esses trabalhadores só recebem 25% do que foi acordado. “O regime de exploração e de trabalho degradante em Serra Pelada continua o mesmo das décadas de 70 e de 80”, denunciou Jordy.
O parlamentar informou que o Ministério Público está atuando na mineração para apurar as irregularidades no contrato, inclusive já afastou a antiga diretoria da cooperativa. O MP apura se há conluio entre a Colossus e a cooperativa para lesar os garimpeiros.
Arnaldo Jordy denunciou ainda as péssimas condições de trabalho em Serra Pelada. “Nada mudou nesses anos todos. Os garimpeiros de Serra Pelada continuam sendo aviltados nos seus mais elementares direitos”, definiu o parlamentar.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: