quinta-feira, 20 de junho de 2013

CPI vai ouvir Antônio Carlos Nunes, presidente da FPF

Os deputados da CPI do Futebol resolveram aprovar a convocação do presidente da Federação Paraense de Futebol, Antonio Carlos Nunes e os presidentes de Paysandu Esporte Clube e Clube do Remo; Wandick Lima e Sérgio Cabeça, respectivamente, para depor, nas investigações sobre denúncias de irregularidades de uso de recursos públicos pela entidade que coordena o campeonato paraense de futebol, na primeira reunião administrativa da Comissão realizada em Bragança, nesta terça-feira (18.06), sede itinerante do Poder Legislativo do Estado.

No entanto antes da marcação das oitivas de depoimentos os deputados irão se debruçar nas cópias que serão pedidas de todos os convênios firmados entre a FPF e o Banco do Estado do Pará – Banpará de 2009 a 2012, cujos beneficiários seriam os clubes paraenses do certame da primeira divisão, que em contrapartida teriam a obrigatoriedade de divulgar a marca e serviços do banco paraense, através de logomarca, Banner, placas nos Estádios e sessão de ingressos em dia de jogos. O Banco e a FPF terão cinco dias após a comunicação oficial para enviar a documentação pedida à secretaria da CPI. Esta comunicação deverá ser feita nesta próxima quinta-feira (20.06).

“Vamos pedir toda essa documentação para analisar as clausulas, saber dos valores envolvidos, o quanto é destinado aos clubes e a FPF, como é feito o controle e a prestação de contas destes recursos”, explicou o deputado Raimundo Belo (PSB), presidente da CPI. Para ele a documentação é necessária para que os deputados possam conhecer todo o processo, e possam ter informações oficiais para quando da realização das oitivas de depoimentos.

Os convênios variam de ano a ano, o de 2009, por exemplo, envolveu a cifra de R$ 1.440.000,00 (hum milhão, quatrocentos e quarenta mil reais) se limitando a beneficiar o Paysandu Esporte e o Clube do Remo. Já o de 2012, por outro, envolveu os oito clubes que disputaram o campeonato paraense da primeira divisão, e sua segunda fase: Remo, Paysandu, Águia de Marabá, São Raimundo, São Francisco, Tuna Luso Brasileira, Independente Atlético Clube, e Cametá Sport Clube, e a cifra movimentada foi de R$ 2.340.000,00; (dois milhões, trezentos e quarenta mil reais).

Participaram da reunião de instalação realizada em Bragança, além do presidente Belo, os deputados: Alfredo Costa (PT), autor do pedido de instalação da CPI; e Haroldo Martins (DEM); e as deputadas; Luzineide Farias (PSD) e Nilma Lima (PMDB), eleita para cumprir nesta reunião o papel de relatora, já que o relator, deputado Tião Viana, não pode comparecer a reunião por estar de licença.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando será chamado o senador-proprietário do clube Sta. Cruz para explicar a montanha de grana investida num pífio campeonato paraense.
Se é que terão coragem de chama-lo...