quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santarém cria Comitê Municipal Pró-Estado do Tapajós

O primeiro dos 27 comitês municipais de mobilização pró-Estado do Tapajós foi criado ontem à noite, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). A reunião teve a participação de associações de bairro, entidades de classe, representantes religiosos e partidários.
A criação de comitês municipais faz parte da estratégia de mobilização do recém-criado Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), organização fundada no dia 24/06 que substitui o antigo Movimento Pela Criação do Novo Estado, que atuou até a aprovação pela Câmara Federal e pelo Senado do projeto para a realização do plebiscito de criação dos estados do Tapajós e Carajás.
Na próxima semana, será inaugurada a sede onde funcionarão o ICPET e o Comitê Municipal Pró-Estado do Tapajós. O prédio, que fica na Mendonça Furtado próximo à Assis de Vasconcelos, passa por adequações para receber a estrutura das duas entidades.
Como funcionará o ICPET?
O Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) é uma entidade jurídica que será responsável em coordenar todo o movimento pela criação do Estado do Tapajós até à realização do plebiscito marcado para a primeira quinzena de dezembro, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fundado em 24/06/2011, o ICPET tem uma estrutura que prevê a participação de todos os 27 municípios que vão compor o novo estado, contando com um Conselho Gestor que terá a participação de 04 (quatro) representantes de cada município, sendo eles indicados pelas prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais e movimentos sociais de cada município. Este conselho terá a função de uma assembleia geral do ICPET devendo se reunir pelo menos uma vez por mês ou quando necessário.
Além do Conselho Gestor, o ICPET terá um Conselho Político formado por todos os partidos com representação nos 27 municípios, além de vereadores, deputados estaduais e federais que atuam na região Oeste do Pará e lutam pela criação do Estado do Tapajós. Esse conselho terá uma função consultiva, para dar o direcionamento político do movimento.
Para executar as políticas do ICPET, foi escolhido também um Conselho Executivo presidido pelo professor Edivaldo Bernardes e composto por seis coordenações técnicas: Mobilização, Captação de Recursos, Integração Regional, Promoção, Sistematização de Dados e Comunicação e Marketing. Estas coordenações já começam a se reunir para estabelecer suas metas de trabalho. O Conselho Executivo terá também uma Controladoria responsável pela organização financeira, contábil e jurídica da instituição.
Cada município terá um Comitê Municipal, vinculado ao ICPET, através da Coordenação de Integração Regional. O primeiro comitê municipal a ser criado dentro dessa nova estrutura é o de Santarém, mas já começam a ser agendadas reuniões para a criação de comitês em todos os outros 26 municípios.
A Coordenação de Comunicação e Marketing (CCM) do ICPET, já foi formada e vem se reunindo para padronizar a política de comunicação a ser adotada para todos os meios de comunicação (Rádio, Tv, Impressos e Mídias Sociais), além do material publicitário a ser produzido para distribuir aos 27 comitês municipais. A CCM, que é coordenada pelo jornalista Ednaldo Rodrigues e tem a participação de 20 profissionais da mídia local, realizou na segunda-feira (27/06) a primeira reunião com profissionais da Imprensa de Santarém com o objetivo de debater sua atuação. Assim que forem sendo criados os comitês municipais, membros da CCM farão reuniões idênticas com os profissionais de comunicação de cada município.

Fonte: Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET)

Nenhum comentário: