sexta-feira, 24 de junho de 2011

Concursados protestam contra o governo do Estado

Cansados da demora do governo em efetuar as nomeações, um grupo de aprovados nos concursos públicos da Secretaria de Saúde do Estado - Sespa (C-131 e C-153), realizou, na tarde de quarta-feira (22), dia do aniversário de Santarém, um ato de protesto em frente ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
Com faixas, cartazes, nariz de palhaço e carro-som, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e outros profissionais da Saúde, se posicionaram em frente ao hospital, aguardando a chegada do governador Simão Jatene, que iria entregar 15 novas máquinas de hemodiálise para uso da população.
A intenção era abordar o governador, com quem pretendiam conversar a respeito das suas situações. No entanto, foram impedidos pela enorme estrutura de segurança que cercava Simão Jatene, presente na cidade com todo o seu staff, para o aniversário de 350 do município. O protesto ficou apenas do lado de fora do hospital.
Mas incomodou. E muito.
O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), acompanhado do secretário de Saúde, Helio Franco, foram até os manifestantes, propondo conversar com os concursados em outra ocasião, caso encerrassem o protesto. Mas a proposta - claro - não foi aceita.
Simão Jatene evita, de todas as maneiras, tratar da situação dos aprovados nos certames realizados pela administração pública estadual. A política do seu governo em relação aos concursados é apenas tratada por assessores e secretários, que, ao final das audiências, sempre alegam não ter poder decisão para resolver o problema.
Um Mandado de Segurança será impetrado no TJE, pela Associação dos Concursados do Pará - Asconpa, visando garantir as nomeações dos aprovados nos concursos C-131 e C-153, já que, no momento em que ofertou vagas, através de concursos públicos, o governo do Estado já estava prevendo a necessidade de servidores efetivos para atender a demanda da população. A ação será fundamentada, também, nas frequentes contratações de temporários para as vagas dos concursados.
Ambos os concursos foram realizados pela administração pública estadual, para lotação de novos servidores em toda a Região do Baixo Amazonas, que compreende os municípios de Santarém, Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. Cidades em que a população sofre, devido à ausência do poder público.
No entanto, três anos após a homologação dos resultados, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), ainda não nomeou nem a metade dos aprovados.
E, para acentuar ainda mais a angústia dos aprovados, o governo ainda permite que a empresa Pró-Saúde, escolhida sem licitação, para administrar o HRBA, contrate pessoas sem concurso, afrontando a Constituição Federal e desrespeitando os concursados, que ficam a ver navios.

Fonte: Associação dos Concursados do Pará (Asconpa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Os bravos lutadores pelos direitos violados, os concursados, sob a direção da Asconpa estão mais presentes no Estado do que o próprio governo, que governa apenas para Belém.
Parabéns Emilio Almeida pela coragem em denunciar não apenas petistas, como voces fizeram nos quatro anos da ex-governadora Ana Júlia Carepa, mas também tucanos, em pleno mandato.
Juliana Andrade.

Anônimo disse...

É impressionante como governos, em geral, odeiam concursados. O motivo é óbvio, as vagas disponíveis no serviço público, são preenchidas por cabos eleitorais sem o menor pudor. Só há concurso quando a Justiça do Trabalho encherga e chama os ordenadores de despesa dos órgãos para assinar um documento exigindo a realização do concurso. Daí meus caros, vem outra batalha, que é ser nomeado.
Político não tem jeito, só age sobre pressão e o povo por conta disso, tem que aprender a separar os menos piores.