segunda-feira, 27 de junho de 2011

Galo campeão! E às pitonisas, as batatas.

E o Independente, hein?
Mas que coisa impressionante.
Como aqui já se disse, é campeão paraense de 2011 com todos os méritos.
E campeão inédito.
Nunca antes, jamais, na história do futebol paraense, um time do interior ganhou um campeonato.
E o Galo não ganhou por acaso, não.
Ganhou porque tinha de ganhar.
Porque merecia ganhar.
Nem que fosse nos pênaltis, como ontem.
A conquista do Independente não revela apenas a decadência de Remo e Paysandu.
Não revela apenas que o nivelamento dos clubes que disputam o Parazão.
Revela, mais do que isso, que o futebol é um esporte maravilhoso porque confirma com muita frequência aquela velha máxima, segundo a qual "só quem morre de véspera é peru".
Desde que o Remo - que fez uma de suas campanha mais bisonhas dos últimos anos - foi despachado pelo próprio Galo, o poster colecionou trocentas e tantas previsões.
Todas elas, sem exceção, diziam que nunca antes, jamais, na história do futebol do Pará, o Paysandu se deparou com a oportunidade de conquistar um tricampeonato com tanta facilidade.
Até coleguinhas - alguns, não todos - entraram nessa dança, nesse tom, nesse oba-oba.
Até eles!
Aliás, os mesmos coleguinhas que se vestiram de pitonisa são os mesmos que também menosprezaram o Salgueiro, que veio a Belém, fez um salseiro e chutou o Paysandu para longe do título da Segunda Divisão, em outubro do ano pssado.
O resultado dessas previsões, desse menosprezo todo acabou inflando ainda a crista do Galo, que merecia, inclusive, ganhar o jogo no tempo normal.
Se não ganhou, ganhou nos pênaltis.
E ganhou o campeonato.
Parabéns ao Independente.
E às pitonisas, as batatas.
Ou as galinhas.
Para dizer o mínimo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao primeiro título de CaraJÁs. Embora a divisão não saia, congratulo-me com os maranhenses, capixabas, mineiros, gaúchos, paranaenses, catarinenses e goianos,já que os que nasceram lá não conhecem a cultura paroara. Ano que vem tem Águia. CaraJÁs!

Anônimo disse...

De "ruim" mesmo foi os apagões em vários bairros de Belém.
Mas já se sabia a causa: curto circuito provocado pela sobrecarga do Galo Elétrico no Mangueirão!
Vitimou todo o time bicolino e sua chorosa torcida!! hehehe

Menos mal que agora o bicolino está "Independente" pra disputar a repetência da série C.

Francisco Sidou disse...

Foi, sobretudo, a vitória da raça de jogadores não contaminados pelo "virus" do mercantilismo e que ainda jogam por amor e por uma causa. Sou bicolor, mas gostei da vitória do " Galo Elétrico", pois servirá, espera-se, para acordar Remo e Paysandu da letargia em que vivem há muitos campeonatos, disputados sem entusiasmo e sem aquela chama da motivação, que não se acende apenas com bons salários nem com improvisos de dirigentes oportunistas. É hora de acordar para uma nova realidade. Os pequenos clubes quando motivados podem demolir falsos ídolos e desmascarar essa política de importação de "bondes" em fim de carreira, que aqui aportam apenas para ganhar dinheiro e enganar a torcida e/ou eleitores como o "fenômeno" Roubegol. As torcidas do Remo e Paysandu deveriam iniciar uma campanha pela deposição-JÁ das diretorias de seus clubes e para uma "faxina" em ordem , começando pelas DIRETAS-Já para eleição de novos dirigentes e da construção de um novo modelo de gestão, que possa premiar a competência e não a leniência, a acomodação e a preguiça. E, sobretudo, valorizar os meninos que jogam bola nos campinhos de subúrbio e que sonham um dia com o estrelato de um Ganso e de um Neymar, que também foram meninos pobres como elese hoje são ídolos. Não por acaso Ganso passou por Remo e Paysandu e jamais "foi descoberto" nas categorias de base. Só venceu porque foi levado por Giovanni para o Santos, onde o próprio Giovanni venceu, após também ser ignorado solenemente pelos técnicos e dirigentes de Remo e Paysandu. Só esses dois exemplos atestam a falência de um modelo de gestão de nossos clubes e a "fadiga dos materiais" e da própria torcida, que torce com paixão e sofre horrores com os efeitos danosos dessa incompetência geral de dirigentes enganadores. Choque "elétrico" de gestão Já em Remo e Paysandu.

Anônimo disse...

Esse galinho a vela vai virar canja na série "D".
Que o papão tá uma porcaria, isso tá.