segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um escândalo. E a culpa é mais da Fifa que do juiz.



Vocês viram, não viram?
Um escândalo.
Um gol escandalosamente claro.
Um gol escandalosamente legítimo.
Um gol que todo o estádio viu.
Um gol que o mundo inteiro viu.
Só não viu o juiz, Sua Senhoria o uruguaio Jorge Larrionda.
Culpa do Larrionda?
Sim.
A culpa imediata é dele, que estava lá no gramado, a alguns metros do lance.
A culpa mediata – e mais grave – é da Fifa.
A Fifa, vocês sabem, é a campeã da imbebicilidade.
A Fifa, vocês sabem, é a campeã da burrice.
É a campeã do conservadorismo.
É a campeã do atraso.
Na era da internet, do celular, do Twitter, da comunicação instantânea e de uma Copa que tem cada estádio dotado de 32 câmeras, a Fifa não aceita que um telão elimine as dúvidas nos lances polêmicos, como este aí de cima.
Na era da tecnologia, a Fifa resiste em embutir chips nas bolas – sejam elas Jabulanis ou não -, o que eliminaria praticamente qualquer dúvida em lances como esse.
E o juiz?
Ele errou por má-fé?
É muito difícil que tenha errado por esse motivo. Sinceramente.
Ele pode ter errado porque um jogador o encobria na hora do lance.
Porque não estava numa posição que lhe permite, com absoluta certeza, validar um gol em lance que dura um segundo ou dois.
- Ah, mas o estádio inteiro viu – muito dirão.
- Ah, e o mundo inteiro também – dirão os demais.
É verdade.
Mas é aí?
Sim, o estádio inteiro viu porque torcedores - até eles - podem ter uma visão melhor que a do árbitro, em algumas ocasiões. Imaginem, por exemplo, os torcedores que estivessem sentados bem na direção da linha de fundo. Eles certamente tinham uma visão muito melhor que a do árbitro.
E quanto ao mundo inteiro ter visto, é que o mundo inteiro viu e reviu o lance, trocentas vezes, pela televisão.
Viu o lance em suas telinhas.
Enquanto isso, os telões instalados no estádio, que poderiam tirar a dúvida na mesma hora, não puderam e nem podem fazê-lo.
Por culpa da Fifa.
A Fifa é imbecil.
A Fifa é burra.
A Fifa é o atraso.
É a campeã do atraso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Bemerguy,
Imagino que seu tempo deva estar escasso. Mas permita-me uma sugestão: não demore muito a postar os comentários. A partir dele, também, que trabalhamos o debate, sempre tão salutar, no seu blog. Eu mesmo já esperei mais de seis horas para ver meu comentário publicado e, assim, iniciar uma discussão. Se permanecer um longo tempo pra a publicação dos comentários corremos o risco de debtar determinado assunto somente no dia seguinte, uma vez que vc encerra o expediente aqui no blog às 18 horas. Pense nisso.
Um abraço.
André

Anônimo disse...

PB, nunca vi vc chingar tanto, nesse blog, como agora. Calma. Olha o coração. Calma!!Outra coisa, pra que essa indignação toda? Será que isso vale alguma coisa? Tudo passa. O gol do Fabuloso, com aquela ajeitada no braço, passou, o gol em total impedimento da Argentina passou. Um gol igual a esse contra a Alemanha, favoreceu a Inglaterra, numa copa bem anterior a essa também passou e outros erros passam e vão continuar pasando. Tudo faz parte da história das copas e da história do futebol. Se colocar chips em bola, sejam elas jabulanis ou não(sic), se analisar por telão os lances duvidosos, se bandeirinha deixar de errar por mau posicionamento e técnico acertar tudo o futebol perde a graça. O que vamos discutir depois do jogo? O que os repórteres e jornalistas esportivos irão comentar depois do jogo? O que todos estão vendo? O lógico? PB, o bom do futebol é isso, faz parte do jogo. É isso aí!!

Anônimo disse...

Mandou bem, PB!!! ASSINO EMBAIXO!!!

Anônimo disse...

Grande Paulo,

Valéria retorna ao ninho tucano e será candidata ao Senado ao lado do Flexa Ribeiro.

Zequinha Marinho será o vice de Jatene.

Vale checar a informação que correu agora no início da tarde.