quarta-feira, 30 de junho de 2010

Le Monde aprova oferta e terá novos controladores

Do Comunique-se:

O Conselho de Administração do francês Le Monde aprovou nesta segunda-feira (28/06) a oferta do consórcio formado pelos empresários Matthieu Pigasse, Xavier Niel e Pierre Bergé. Com o negócio, o trio deverá se tornar o novo acionista majoritário do grupo, um dos mais importantes da imprensa mundial.
Pelo acordo, o Le Monde vai negociar exclusivamente com o consórcio a venda do controle acionário em troca da injeção de recursos estimada entre 80 milhões e cem milhões de euros.
A disputa pelo controle do Le Monde envolveu boatos de pressão do governo do presidente Nicolas Sarkozy. O diretor executivo da publicação, Erick Fottorino, foi convidado para uma reunião no Palácio do Eliseu, na qual, segundo a imprensa francesa, teria sido informado que caso o consórcio dos empresários fosse escolhido, o jornal ficaria de fora de uma linha de financiamento criada pelo Estado.
Além disso, a operadora de telefonia Orange, controlada pelo governo, ingressou no consórcio rival, formado pelos grupos de mídia Nouvel Observateur e Prisa.
O trio Pigasse-Niel-Bergé é identificado com a esquerda no país, assim como o jornal. O consórcio vencedor também recebeu apoio de cerca de 90% dos funcionários. Pigasse é banqueiro e proprietário da revista Les Inrockuptibles; Niel é presidente do grupo de telecomunicações Illiad; e Bergé é mecenas de arte e fundador do grupo Yves Saint Laurent.

Nenhum comentário: