segunda-feira, 19 de maio de 2008

Celice de volta à evidência, quase 30 anos depois

Paraenses que assistiram ontem, no SBT, ao quadro “Nada Além da Verdade”, no Programa Sílvio Santos, foram testemunhas de uma revelação feita quase trinta anos depois e que dá o que pensar sobre a eleição da paraense Celice Pinto Marques como Miss Brasil 1982.
A personagem do quadro foi Solange Frazão, Miss São Paulo e uma das concorrentes do mesmo concurso de que Celice participou.
Ela contou a Sílvio Santos que, àquela época, estava noiva. E preferia até perder o título de “a mais bela mulher do Brasil” a perder o noivo. Daí, segundo relatou, ter pedido expressamente aos jurados para que, se possível, não lhe atribuíssem os votos suficientes para ganhar o certame, porque, se ganhasse, não poderia casar-se logo. Resultado: Celice, Miss Pará, ficou em primeiro lugar, e Solange em segundo.
A dúvida: os jurados não atribuíram votos suficientes para Solange ganhar o concurso porque ela pediu ou porque, independentemente disso, não lhe reconheceram méritos para ganhar da paraense?
De qualquer forma, Celice é que entrou para a História. E tanto é assim que, ao retornar a Belém vitoriosa, logo depois do concurso, desfilou de carro aberto, à noite. E sua beleza resplandeceu mesmo no escuro.

14 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo Leite, Além Paraíba-MG
em 03/09/2009

Conversa fiada...tudo mentira...lembro de cada segundo desse disputadíssimo concurso que entrou para a história...foi mais ou menos assim:
"Ai, ai... ai, ai... Adeus Belém do Pará!"
cantava e dançava com entusiasmo a altíssima Celice Pinto Marques da Silva, Miss Pará, no show de abertura do concurso. A paraense arrancou aplausos da platéia de inicio e quando se apresentou em traje típico dizendo: Meu nome é Celice Pinto Marques da Silva, homenageio o cangaço brasileiro e represento com muito orgulho a cidade de Belém do Pará!!! o palácio das convenções foi abaixo e fez a favorita de São Paulo Solange Frazão que era tida por muitos até pelo apresentador Silvio Santos como a vencedora antecipada suar frio...e aquele Miss Brasil 1982 começava a mudar sua história e provocar arrepios na platéia que acompanhava. Beleza de sobra também tinha a Miss Minas Gerais, de Além Paraíba-MG, cidade onde moro.
Mônica Araújo também estava na parada, eu tinha 11 anos e torcia por ela mais por ser da minha cidade e não pelos atributos que a coroariam como Miss Brasil, só que tinha ciência que ela não seria páreo para derrotar a desenvoltura de Celice ou a Beleza de Solange Frazão. Aquele concurso foi muito emocionante com várias beldades diferentes que confundiam a cabeça do júri.
Vitória justa da paraense, que logo deixaria o Pará rumo ao Perú! Em Lima foi favorita ao título de Miss Universo, mas seu seu traje de gala a prejudicou. Ambas Celice e Solange continuam belíssimas até a presente data. São profissionais bem sucedidas (uma médica, a outra personal trainer). O que mais me fascina na eleição de Celice Pinto Marques da Silva é que ela ensinou o Brasil e o Mundo a respeitar o Estado do Pará.
Parabéns Celice, Parabéns Pará, Parabéns Brasil !!!!

Anônimo disse...

Cláudia Fontinele, Niterói-RJ
Ora vejam só...me poupe né gente!!! Jurei que nem comentaria sobre isso, 27 anos depois, sou obrigada a endossar o que o nosso amigo Marcelo Leite de Minas Gerais escreveu. Eu também estava lá presente nesse dia do Miss Brasil 1982 realizado na cidade de São Paulo. Realmente todos apostavam na Miss São Paulo Solange Frazão e ela já estava num clima de “já ganhou” Celice Marques (Miss Pará) veio como franco-atiradora com sua simpatia e humildade, daí conquistou sua notoriedade na apresentação individual e na entrevista em que o apresentador Silvio Santos tentava pegá-la e ela driblava ele com classe em suas respostas. Sendo assim, ela cresceu de forma descomunal durante o desfile; parecia um gigante na arena. O povo que gritava São Paulo...São Paulo em um só coro aos poucos se sentia intimidado por que do nada aparecia uma forte concorrente que eles não contavam. E o apresentador perguntava: Quem é a última finalista?...e o povo gritava: Miss Pará... Miss Pará... E Silvio dizia em alto e bom tom...Miss Pará é a nossa última finalista. Quando se deu a contagem das notas foi um festival de nota 10 que deu o titulo ao estado do Pará. No Miss Universo quando os marcadores apontavam 9.011 para a Brasileira alimentávamos o sonho de ter nossa terceira Miss Universo o que não aconteceu devido ao extremo mau gosto do vestido que ela ganhou nota baixissima e não a colocou entre as 5 finalistas, mas tudo bem, ainda acho que foi uma das melhores misses que o Brasil teve, somando-se aí a injustiça que sofreu. Para mim esse fato vir à tona novamente é chororô de perdedor. Celice teve linha e foi inteligente até em sua despedida. Silvio Santos fez 3 perguntas a ela: 1ª) Esse é o seu último dia do seu reinado o que vc tem a dizer para os telespectadores do Brasil, ao Estado do Pará e as pessoas que a elegeram Miss Brasil no ano passado? Ela respondeu: Eu amei ser Miss Brasil foi o dia que o meu coração bateu mais forte, foi muito bom conviver com vcs a cada dia do ano que passou...eu espero ser uma lembrança para vcs assim como vcs sempre serão uma lembrança para mim.
2ª) Você ficou bastante conhecida em Belém do Pará não é mesmo? Ela disse: Sim...esse é o meu maior orgulho por enaltecer o nome do Pará e ser a única Miss Brasil Paraense...Esse é o meu maior orgulho.
3ª) E pra vc qual foi o dia mais emocionante. Ano passado quando vc foi coroada Miss Brasil ou hoje em sua despedida?
Ela disse: Hoje...sem sombra de dúvidas...porque no ano passado apesar da surpresa, eu estava levando algo...hoje eu estou deixando e na minha opinião “o deixar aguma coisa” é muito mais difícil.
E o povo teve que pagar pau pra ela e aplaudí-la de pé...Convenhamos!!! Celice é uma diva...e naquele Miss Brasil 1982 ela simplesmente deu um passeio. Beijos em todos...

Anônimo disse...

Kevin Côrtes Villela - Sobral/CE

Surpreendente!
Emocionante!
parecia David derrotando Golias
uma vitória bonita e incontestável da Paraense.
É só o que tenho a dizer!!!...
abraços fraternos,
Kevin

Anônimo disse...

Ana Aúrea Bastos Campos - São Paulo-SP

Nossa!!!!! rsrsrsrs
Quem não lembra desse lendário desfile???
Foi emocionante. Lembro que na época até eu entrei na pilha
Chamando Celice de cabelo de pasta, cabelo duro, pichaim e outros adjetivos mais
Tudo isso porque a nossa linda Solange Frazão estava sendo ameaçada por um Estado que sinceramente não era tão conhecido assim
Hoje mais esclarecida só tenho a agradecer a aula que a altíssima
Celice Pinto Marques da Silva
Deu para todos nós Brasileiros tipo: Respeitem Belém do Pará!!! Ela entrou pequena diante de uma grande platéia e saiu grande até demais e nós pequenininhos porque ela deu um baile em todos os sentidos
Celice foi uma das melhores misses que o Brasil teve e também a mais injustiçada de toda a história, pois deveria ter sido “Miss Universo” sem dúvida deve ser um orgulho para o Estado do Pará como se tornou orgulho de todos os Brasileiros. Ela se fez assim...se mostrou assim... Sou testemunha disso

Unknown disse...

Gente que conversinha pra boi dormir é essa!!!! Não vou nem comentar!! A única coisa que a Solange tinha melhor que a Celice era o cabelo e só.

Anônimo disse...

a Solange era a favorita.mas, a celice...arrancou a coroa dela.parabéns miss para 1982.beijooooossssss...

Anônimo disse...

Assisti e vibrei com a vitória de Celice... Solange com essa afirmaçao...demonstrou que ainda é coadjuvante...enquanto Celice continua protagonista desse miss Brasil 1982...

Unknown disse...

Nasci em SP, estava torcendo muito pela Solange, aí me aparece
uma paraense chamada Celice............
não deu pra mais ningém.
Ela foi uma das mais bonitas representantes do Brasil no miss universo.
obs: Solange bem que poderia ter ficado calada; inventar uma história dessa
sem o menor sentido.
não ter ganho o concurso, não foi feio pra ela ( afinal de contas tinha
uma participante chama Celice.
será que mesmo depois de tanto tempo ainda dói não ter ganho o concurso ?


Celice fique certa que você foi uma das melhores.

Anônimo disse...

Solange Frazao era nanica,só tinha o rosto e cabelos bonitos. Já Celice, além daquele rosto lindo e sorriso espontâneo, era exuberante, deslumbrante, com toda sua naturalidade, sem fazer caras e bocas de mulher gostosa, como é típico da Frazão. Foi um furacão no miss Brasil 82 e tb no Miss Universo. Universo Celice vc fez história no Miss Brasil!!!

Unknown disse...

Sempre fui fa da Celice. Belíssimaaa!!

Unknown disse...

Bela e inteligente não tinha como Celice Pinto Marques nao vencer o concurso!

Unknown disse...

É e era Lindíssima. Por um tempo foi minha NETA Postiça.

Unknown disse...

Por um tempo foi minha NETA Postiça. Lindíssima.Sucesso Celice.

Anônimo disse...

Celice miss brasil, orgulho do para