quarta-feira, 22 de junho de 2016

Arnaldo Jordy propõe debater impactos de mineração às margens do Xingu


Vice-presidente da Comissão da Amazônia, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) anunciou nesta terça-feira (21) que vai propor audiência conjunta para debater, na Casa, os impactos perversos do projeto Belo Sun, empreendimento bilionário tocado por uma mineradora canadense que vai extrair ouro às margens do Rio Xingu, no Pará. A exploração mineral ocorrerá a menos de 1 km da volta grande do Rio, que fica a 11 Km da usina de Belo Monte.
Dados da imprensa mostram que a multinacional tem previsão de extrair 150 toneladas de ouro em 17 anos. E informa que a Belo Sun vai usar cianeto, uma substância muito tóxica. Além disso, a mineradora vai ter uma barragem de rejeitos maior que a de Mariana, em Minas Gerais, que causou a tragédia no rio Doce.
“Este é mais um daqueles megaprojetos no Brasil sobre o qual as autoridades precisam estar vigilantes, sob o risco de se tornarem uma tragédia anunciada. A preocupação com os reflexos da produção para a região é tão grande que o Ministério Público Federal está questionando a viabilidade do empreendimento”, alerta Jordy.
O vice-presidente da Comissão da Amazônia informa que a intenção é reunir mais outras duas comissões: a de Meio Ambiente e a de Minas e Energia para discutir profundamente o projeto Belo Sun.
O requerimento para a realização da audiência conjunta deve ser protocolado nas próximas horas. A proposta precisa ser aprovada nos respectivos colegiados. Jordy pretende convidar membros do MPF no Pará, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e os responsáveis pela empresa canadense.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu quero saber, e que ninguém fala, é de como vai ficar o banco de desova das tartarugas. Como fica?