terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Atenção! Não dê bobeira na redes sociais!”

De um Anônimo, sobre a postagem O submundo da rede:

Ao ler seu texto da jornalista Ana Diniz, "O submundo da rede", lembrei de um e-mail que enviei, em 10/11/2013, para alguns dos meus familiares e amigos, sobretudo para os adolescentes e jovens, justamente falando dos perigos do mundo virtual. Decidi expor a minha opinião após perceber que alguns familiares e amigos estavam se expondo ingenuamente no Facebook. Desse e-mail, copio a seguir algumas colocações que eu fiz:

"Concordo em grande parte com o que já li e ouvi de profissionais e pessoas experientes em Internet e Relacionamento Humano. Assim, além de fatos reais acontecidos no meu círculo de relacionamento e que eu tive a oportunidade de acompanhar (fatos acontecidos desde há mais de 10 anos), tento resumir e com um tom mais para “Atenção! Não dê bobeira na redes sociais!”, para os adolescentes, jovens e, principalmente, para os “novos adultos em fase de amadurecimento” (rsrsrs...):

"No Facebook e outras redes sociais, não esqueçamos:

# “No mundo virtual não há distância física entre entre lobos e presas. Oportunidades surgem e ataques acontecem em tempo real, sem que a presa tenha tempo para perceber, se precaver ou fazer parar.”

# “Temos o direito de ‘não responder’ à pergunta que ao mesmo tempo é uma capciosa e subliminar mensagem de 'ordem', ‘No que você está pensando?’ * “, mostrada na tela do Face e convidando-nos a digitar nossos pensamentos. Na realidade, essa pergunta é uma maliciosa “pegadinha”.

Por quê?
Porque essa perguntinha leva o internauta a se desarmar, como se estivesse hipnotizado, e "abrir a cachola" e escrever o que depois poderá causar desde rubor nas faces e até arrependimento e aflição por deletar o que escreveu, mas aí já é tarde porque alguém já leu e, talvez, até copiado. Ou seja, o que dissermos e que não deveríamos ter dito, poderá um dia - cedo ou tarde, constituir um risco ao ser usado contra nós e, não será surpresa se isso for usado, justamente, por alguém 'que parecia tão legal', de quem jamais esperaríamos que fosse capaz ou tivesse motivo para fazer algo contra nós.”

... Assim Caminha A Humanidade desde "AI" e, cada vez mais galopante, nessa Era "PI"! rsrsrs...

"AI" = Antes da Internet
"PI" = Pòs Internet

Nenhum comentário: