quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Deputado vai disputar vaga no TCM com Sérgio Leão

No Amazônia

O deputado Junior Hage (PR) oficializou ontem a sua candidatura para eleição de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) na vaga que pertenceu a sua mãe, Rosa Hage, que se aposentou este ano. Ele vai disputar a vaga, que desta vez será de indicação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com Sérgio Leão, ex-secretário especial de Proteção Social. O prazo para indicação de candidaturas termina no próximo dia 16.

Hage chega à disputa por indicação do partido dele. Ontem, ele não disse quantas adesões têm à sua campanha, mas deixou claro que não viria sem o apoio de ninguém. 'Não me lançaria se não tivesse o apoio de nenhum deputado. Mas não tenho como falar de números agora. A eleição para conselheiro é igual à eleição normal para Assembleia, ninguém sabe quantos votos vai ter. Estou me colocando como uma opção para os deputados', afirmou.

O deputado afirmou que apesar de ter se lançado candidato ao TCM contra o candidato do governo, Sérgio Leão, mesmo integrando a base aliada, isso não significava um rompimento de aliança. 'Foi uma decisão pessoal. Não acredito que isso vá representar um racha, até porque a base aliada do governo é bem concisa', afirmou.

Em entrevista à imprensa, Junior Hage também declarou não ver constrangimento em assumir a vaga que até pouco tempo foi da mãe dele no TCM. 'Sou um advogado, sou deputado, prezo pelas leis, sei exatamente o que diz a lei em relação aos critérios para escolha de conselheiro do Tribunal de Contas e a meu ver não tem nada que me impeça de concorrer', afirmou.

Pela legislação, o candidato a vaga de conselheiro de um Tribunal de Contas deve ter idoneidade moral, conduta ilibada e notório saber jurídico, contábil, econômico, financeiro ou de administração pública. Ontem, deputados ressaltaram a candidatura. O plenário têm um prazo de dez dias úteis para apresentar candidaturas. E esta indicação deve ser subscrita por um partido ou por pelo menos um quinto do Parlamento. Depois disso, estes nomes serão avaliados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo plenário. A expectativa é de que a arguição dos candidatos e a eleição seja realizada até o dia 19 de dezembro quando encerra o semestre legislativo. O TCM é composto por sete conselheiros, sendo quatro deles indicados pela Assembleia Legislativa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ufa!!!!! Pensava que as vagas eram hereditárias.

Kenneth

Anônimo disse...

Quer dizer que o TCM já virou a casa da mãe Joana?