terça-feira, 29 de maio de 2012

PSOL anuncia nesta quarta a pré-candidatura de Edmilson

O PSOL marcou para esta quarta-feira (30) o anúncio público da pré-candidatura do deputado estadual Edmilson Rodrigues à Prefeitura de Belém para as eleições deste ano. O evento será às 18h, no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A pré-candidatura de Edmilson foi aprovada na conferência interna do PSOL, no último sábado, 26.
Paraense, de Belém, Edmilson é professor, arquiteto, ex-prefeito da Capital e militante da luta popular pelo socialismo. É arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA) e doutorado em . em Geografia, com a tese sobre “Território e Soberania na Globatização - Amazônia, Jardim de Águas Sedento". Também é professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Edmilson Rodrigues foi eleito deputado estadual pelo PT, por dois mandatos(1987-1990 e 1991-1994). Ainda pelo PT foi eleito prefeito municipal de Belém do Pará, também para dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Em setembro de 2005 se desfilou do PT e ingressou no PSOL. Atualmente, cumpre o terceiro mandatodedeputado estadual, iniciado no ano de 2011.
Edmilson também é autor dos livros “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio-ambiente”; “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre o desenvolvimento para Belém”, “Estado Nacional, Cidades e Desenvolvimento”; “Do Mito da Sustentabilidade Capitalista à Construção Social da Utopia”; e “La città, uma nuova cultura collaborativa, il potere populare”. Como co-autor, participou da elaboração dos livros “Tembé-Tenetehara: a nação resiste (Relatório final da Comissão Especial de Estudos sobre os índios Tembé Tenetehara da Reserva Indígena do Alto Rio Guamá no Pará)”; “Congresso da Cidade: construir o poder popular reinventando o futuro” (editado também em francês e italiano); “Luzes na floresta: o governo democrático popular em Belém (1997/2001)”; “Cooperação e relações internacionais”; “Reflexiones sobre la ciudad y su gestión”; “Instituições políticas no socialismo”; “Desafios do poder local: o modo petista de governar”; e “Reflexões sobre o PT e o poder local”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: