terça-feira, 29 de maio de 2012

Lula fez chantagem que assusta. Como toda chantagem.

Gilmar Mendes: ele terá conversado sobre futebol com Lula?

A parada é a seguinte.
Precisamos falar em português - do Brasil ou de Portugal, como queiram.
E em português, do Brasil ou de Portugal, a conduta do ex-presidente Lula, propondo ao ministro do STF Gilmar Mendes adiar o julgamento do Mensalão, em troca da promessa de que a CPI do Cachoeira deixaria de investigar as supostas relações entre o bicheiro e o magistrado, não tem outra definição.
A isso chama-se chantagem.
Chantagem pura e completa.
Falou-se muito em cooptação.
Cooptação?
Uma ova que isso foi cooptação.
Se o ex-presidente Lula realmente fez a proposta que reportagem da revista "Veja" diz ter feito ao ministro do Supremo, estamos diante de um caso de chantagem.
Tecnicamente, no entanto, pode-se especular que o ex-presidente, em tese, cometeu os crimes de obstrução da justiça, coação no curso do processo judicial ou corrupção ativa.
E se o Ministério Público agora tem conhecimento disso, não deverá agir?
Ontem à noite, Lula saiu do casulo.
Por meio de uma nota, disse que tudo não passa de invencionice.
O ex-presidente confirma o encontro com Gilmar Mendes, mas nega o teor da conversa relatado pela revista.
Gilmar Mendes, ao contrário, confirmou inteiramente o assédio - ou a chantagem - de Lula.
Estamos, portanto, diante de duas versões que, sendo confrontantes, apontaria um mentiroso.
Quem é o mentiroso?
É Lula?
É Gilmar Mendes?
Na sua nota, Lula se limita a dizer que a reportagem é inverídica, sem, no entanto, informar qual o propósito de sua conversa com Gilmar Mendes.
Qual foi?
Eles conversaram sobre o quê?
Encontraram-se apenas para falar sobre o tempo em Brasília?
Avistaram-se no escritório do Nelson Jobim - o boquirroto que Dilma mandou embora porque falou demais - apenas para discutirem futebol?
Paciência!
Gilmar Mendes já disse com todas as letras que foi alvo de proposta absolutamente indecorosa, que cheira a chantagem e, por extensão, tem o efeito de transformar a mais alta Corte de Justiça do país num recinto de subalternos de interesses político-partidários, conduzidos por personagem, no caso Lula, que se acha no direito de interferir em questões internas do Supremo apenas porque indicou vários de seus ministros.
Que coisa mais assustadora.
Porque é isso mesmo: chantagens sempre assustam.
Inclusive e sobretudo, é claro, quando partem de um ex-presidente da República.

14 comentários:

Humbertinho disse...

Por que Gilmar Mendes "denunciou" conteúdo de suposta conversa com Lula e Jobim à Veja?
Para conseguir justamente o que acusa o ex-presidente Lula de lhe ter oferecido: blindagem sobre possíveis ligações entre o ministro do Supremo e o bandido Carlos Cachoeira. Uma blindagem midiática.
Agora, se a CPI quiser convocar o amigo juiz do bicheiro, dirão que é retaliação de Lula.
A grande imprensa só esquece que a vontade de adiar o julgamento de mensalão está cada vez mais sendo dela própria, ante o cerco desmoralizante quanto sua ofensiva por um linchamento político utilitarista do jurídico em vez de um julgamento justo e técnico. Ou, claro, um último suspiro de criar um factóide que faça com que o mensalão e não a CPI ganhe exclusividade no interesse da opinião pública.

Anônimo disse...

Não nos assustemos se, ainda assim, a popularidade de Lula passar até dos 110%!
Afinal, a nação está sob a nova "moral e ética" cumpanheira; estamos "nos acostumando" com as verdades do grande "çábio" e ponto final.
Nem uma afirmação de ministro ex-presidente do STJ irá abalar a metamorfose ambulante.
Melhor tirar as crianças da sala.
Resta a meia dúzia, onde me incluo, que não perde nem perderá a capacidade de indignação.

Anônimo disse...

Quando Fernando Henrique Cardoso, indicou seu Advogado Geral da União para ministro de STF, Dalmo de Abreu Dallari, escreveu:

“Se essa indicação (de Gilmar Mendes) vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional. (…) o nome indicado está longe de preencher os requisitos necessários para que alguém seja membro da mais alta corte do país.” a respeitabilidade de Dallari como jurista e professor dispensa comentário.

Não deu outra, é só ver a trajetória desse ilustre no STF: dos 2 Habeas corpus à Daniel Dantas a gravação sem áudio da conversa com seu colega Demostenes Torres e agora envolvido até o pescoço com a organização criminosa chefiada por Carlos Cachoeira e Demostenes Torres e a outra organização criminosa Chefiada por Vitor Civita, chamada Veja.

Em uma entrevista na globo em Manaus, Gilmar já mudou o formato da conversa.

Não duvida que o Gilmar e a Veja querem mudar o foco dos crimes em que estão envolvidos.

Chico Corrêa

Anônimo disse...

Aos voluntários e funcionários militantes do lulismo:
.
A milenar Grécia,
de exuberante Mitologia,
segue enfrentando e suplantando crises,
enquanto na Terra de Vera Cruz
as Instituições são estraçalhadas
pela horrorosa Mentirologia
do Lulismo e seus petralhas.

Anônimo disse...

Ahhhh, tá espilicado: foi o tal do PIG, o partido da imprensa golpista, né mano?
Então tá.
É o mesmo que denunciou Collor, Maluf, Sarney, Renan, Jader, FHC, privatizações.
Masssssss, quando denunciou mensalão, sanguessugas, aloprados, Palloci e trocentos ministros petistas, não prestou mais.
Ficou queimado pelo outro PIG, o da imprensa governista.
Tá entendido.

Artur Dias disse...

Dalmo Dallari não é uma boa referência quando se trata de apontar condutas suspeitas ou não. Basta lembrar que ele defendeu o asilo ao homicida Cesare Battisti, contra todas as provas incontestáveis apresentadas pela justiça italiana. Mas é uma questão de fundo ideológico, e é por isso que ainda tem gente capaz de inverter as coisas, colocando o criminoso no lugar da vítima. Sendo que nesse caso, as vítimas são as instituições. A visita de integrantes da tropa de choque do PT ao blog evidencia que há um comportamento de quadrilha, em que um integrante do STF, ao resguardar sua condição de julgador, é caluniado, para sugerir à sociedade que se a sujeira é inevitável, melhor seria deixá-la a cargo dos "cumpanhêro", pois isso teria como objetivo a chegada do socialismo. Ainda bem que o socialismo, como modelo de sociedade, fracassou de tal maneira que só rasteja em alguns poucos e infelizes países.

Anônimo disse...

É de se perguntar por que o Lula não foi denunciado pelo mensalão pelo Procurador da época, o qual, após, foi reconduzido ao cargo?

O Brasil não é um país sério e apenas os trouxas acreditam nesse pessoal. (Ou mamam às suas custas, mesmo que indiretamente).

Anônimo disse...

Cadê um Procurador da República ou Delegado de Polícia para instaurar inquérito policial para apurar o fato denunciado pelo Ministro???????????????????????

Se fosse algum mané já teriam até pedido a prisão preventiva!

O Lula não mais tem foro privilegiado!

Esse é o nosso País!

Anônimo disse...

O internauta Humbertinho aí acima inverte as bolas, pois a imprensa jpa denunciou que a CPI do Cachoeira é que é, sim, o factóide criado pelo ex-presidente Lula e não o processo do Mensalão, que, se não for julgado neste ano, cairá na prescrição.

Tanto a CPI do Cachoeira é um factóide que ex-presidente Lula quis usá-la para chantagear o ministro Gilmar Mendes, oferecendo "proteção" em troca do adiamento do julgamento do processo dos mensaleiros.

A cada passo que dá, o PT e seus militantes, como o é provavelmente o Humbertinho, se apequenam, se desmoralizam e hoje já considero que pode tomar um rumo semelhante ao do Partido Socialista Italiano - PSI, ou seja, terminar extinto considerando o volumoso número de casos de corrupção em que se envolve.

Anônimo disse...

Tudo bem que A Veja, não mereça muito crédito, que o Gilmar "Dantas" é uma vergonha pro Supremo, mas convenhamos nessa história não há inocentes.
Agora que é bem capaz da popularidade dele ir pro céu a isso é verdade.....


Cláudio Teixeira

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

"A parada é a seguinte.
Precisamos falar em português - do Brasil ou de Portugal, como queiram."

Porquê GILMAR MENDES demorou quase 30 TRINTA dias para denunciar tanta e tamanha indignação com a conversa ??

GILMAR MENDES é um ingênuo menino ?!?

Foi fazer O QUÊ num encontro com LULA na casa de Jobim ??!!

Ele foi à casa de JOBIM pensar que eles iriam conversar sobre FUTBOL, MULHER e CERVEJA ??

"Ah, mas o GILMAR não sabia que LULA estaria lá..."

Então, quer dizer que temos que admitir das duas, uma só hipótese: (1) ou o encontro foi uma coincidência ou (2) foi "planejado" por JOBIM e LULA para poderem pressionar GILMAR.

Nessa última hipótese, GILMAR deveria ter se escafedido do local no PRIMEIRO MINUTO das pretensas pressoes de LULA.

Mas, não.

Ficou. Ouviu. Ouviu ele falr do TOFOLI.

Ouviu ele falar que o PERTENCE "daria um jeito" na Ministra CARMEM LUCIA

Etc. Etc. Etc.

Em resumo: não tem santo nessa história.

Se eu fosse Ministro GILMAR MENDES, do STF (que pode falar o que quiser e nenhum leitor o cala, como acontece com os BLOGS), eu diria que são todos uns "band..."

Todos - sem nenhumazinha exceção - se merecem.

Anônimo disse...

POR QUE A PRESSA EM APRECIAR AS CONTAS DO DUCIOMAR ?

Não entendemos, ou melhor até nos surpreendemos com a celeridade do Tribunal de Contas dos Municipios, em colocar em pauta as prestações de contas do atual prefeito de Belém, o Sr. Duciomar Costa.
As contas anuais do Governo do Prefeito Municipal de Belém, Sr. Duciomar Costa, relativas ao exercício de 2009, que originou o processo 140012009-00, foi pautada pelo presidente José Carlos Araujo, para apreciação do Plenário no ultimo dia 31/05.
Em virtude de algumas discordâncias, imediatamente o processo foi retirado de pauta. Não com a intenção de alguma procrastinação. Mas sim por basilar irregularidade com fundamentação em vicio de origem na sua tramitação.
Explicamos as razões da retirada de pauta pelo Presidente.
José Carlos Araujo, no momento Presidente daquela Corte, antes de assumir este cargo era o relator deste processo das contas do atual Prefeito. Assim sendo, quando alçado a condição de Presidente por resolução do próprio TCM, teve que convocar um Auditor do órgão para substitui-lo na relatoria do processo.
De oficio o Sr. Presidente convocou o dr. José Alexandre Cunha Pessoa. Nada de anormal até o presente momento.
Como de praxe nas Cortes, e não poderia deixar de ser diferente existe também o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas dos Municipios.Desta forma e lógico, este Ministério também apresentou o parecer através de um de seus procuradores ao referido processo. Este processo foi distribuído para a procuradora MP/TCM, Dra. Marta Regina Cunha.
Até o presente momento alguma anormalidade ?
Agora sim. Notemos o que existe em comum entre os sobrenomes Cunha. Esclareço: José Alexandre Cunha e Marta Regina Cunha, simplesmente são casados.Portanto o auditor que relata o processo é o marido, enquanto Marta Regina Cunha é a esposa, que emite parecer às mesmas contas do.Prefeito Municipal de Belém, Sr. Duciomar Costa. Lembrando que antes a relatoria pertencia ao Conselheiro José Carlos Araujo, que convocou o Auditor referido acima para substitui-lo.
Tanto a parecerista como o auditor sugerem ao Plenário do TCM aprovação das Contas do Sr.Duciomar Costa no exercício de 2009.
Apenas um detalhe, nada encontrado de irregularidades nestas contas tanto pela parecerista, como pelo auditor relator.
Um pequeno defeito encontrado no capítulo Subsídios dos Agentes Públicos: a ressalva diz respeito ao subsídio do Presidente e do Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Belém, fixados acima do limite previsto no art. 29, inc. VI, CF/88.

Anônimo disse...

Porque GILMAR demorou quase TRINTA DIAS para revelar sua INDIGNAÇÃO ???

Que diabo de indignação é essa que demora quase TRINTA DIAS para aflorar ???

Não tem santo nessa história.

LULA não precisa de comentários.

Mas GILMAR perde toda a credibilidade em divulgar essa "chantagem" com uma "INDIGNAÇÃO" tão demorada.