quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PM reclama de diárias em atraso e fala em fazer greve

Membro da Polícia Militar do Estado manda comentário para o blog – anonimamente, é evidente – e relata que ele e colegas seus estão passando por agruras idênticas às ocorridas em março deste ano, quando contingentes foram deslocados para a região de Tailândia.
Àquela altura, as reclamações foram tão intensas que o promotor militar Armando Brasil Teixeira encaminhou ofício ao diretor de Recursos Financeiros da PM, coronel Leitão, questionando os atrasos nos pagamentos, que só a partir de então se normalizaram. Mas os atrasos agora voltaram a atazanar os PMs.
No comentário, que você poderá ler na íntegra aqui, o Anônimo lembra que PMs viajaram no início de agosto para Viseu, onde houve um quebra-quebra que destruiu o fórum e a delegacia de polícia da cidade.
Mas os PMs, prossegue o Anônimo, viajaram às suas próprias custas. “Passamos vários dias sem qualquer apoio, só em função da ordem do Estado. Agora me pergunte: cadê as diárias?”, questiona ele.
“Até hoje, não recebemos nada. E é bom que o Ministério Público mais uma vez saiba disso, até porque o comandante-geral [da Polícia Militar] está muito empenhado na campanha da esposa dele para vereadora de um município do Pará e, por conta disso, não tem tempo de cuidar dos interesses da tropa. Ora, se a tropa se dispõe a trabalhar, obviamente, como todo ser humano, ela quer receber e não tem obrigação de pagar do próprio bolso suas despesas em função do bem social. Certamente a governadora [Ana Júlia Carepa] não paga suas despesas em viagens pelo governo do próprio bolso. Isso não teria cabimento. Isso é inconstitucional, é exploração demasiada”, desabafa o Anônimo.
Depois de classificar de “açodada” (precipitada) e sem planejamento a operação policial no Guamá e na Terra Firme, o PM observa: “Polícia também é gente! Aumentou e muito nossa carga horária, o que antiético e inconstitucional. Se antes tínhamos direito a folga, agora 12h/12h virou comum, ou seja, trabalhamos 12 horas, mas nunca saímos do quartel antes de 14 horas trabalhadas, porque temos que fazer também serviços internos. Mal saímos de serviço, já tenho que retornar novamente. Às vezes, não dá tempo nem de voltar em casa...”
Está “cada vez mais difícil sobreviver dentro da PM, a tropa está revoltada e não agüenta mais. Possivelmente, ainda que inconstitucional, estamos pensando seriamente em fazer uma greve, nos moldes da greve feita na Bahia. Sabemos que o povo é que sofre, mas também somos povo, também fazemos parte do povo e não agüentamos mais esta situação”, afirma o PM.

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, é tudo verdade, ninguém aguenta mais!!!
Meu marido é da PM e está trabalhando nessa operação na terra Firme, me pergunte se já consegui encontrá-lo nestes dias? Claro que não, o pior é que ele não tem ido nem para o bico de segurança que ele faz e com isso a quinzana não vai sair, estamos arriscados a não comer depois da metade do mês, porque minha filha adoeceu e tivemos que comprar remédios, fora que levamos ela no Hospital da PM e cadê médico??? O único que tinha, disse que ia atender por ordem de patente, como meu marido é soldado, não podia deixar minha filha morrer por ser pobre, sem patente, gastamos o dinheiro no táxi e fomos ao PSM da 14 de março, cadê pediatra? Lá fomos para o guamá, foi quando enfim ela tomou um soro e o médico prescreveu alguns remédios.
Com tudo isso, não dá para ser um bom policial, não dá mesmo. Toda hora ligam para o meu marido dizendo que tem missão, mas dinheiro nada!
Ele já cansou de viajar e não receber as diárias, e se ele não recebe, alguém recebe por ele, mas ele não pode reclamar, afinal é soldado e tem família para sustentar.
Estamos reunindo um grupo de mulheres de policiais militares para fazer greve de fome e bater panela na frente do Condomínio de alto luxo que a Governadora mora, vamos vê se ela vai atender nossas reivindicações ou se vai mandar a polícia nos tirar de lá!
Na verdade a Governadora não se importa, porque está em uma boa, mas vê se ela deixou de usar colete a prova de balas quando foi na Terra Firme, claro que não. Agora Paulo, pergunte para qualquer PM se tem colete disponível para eles usarem? Os que tem não prestam e os que prestam ficam para os oficiais, afinal, oficial tambpem tem família é cada um querendo livrar sua pele.
O Ministério Público tem que parar de denunciar os policiais pelo bico e ver a realidade em que eles vivem, é só isso que pedimos. Justiça!!!

Anônimo disse...

Esse pessoal da polícia tem que trabalhar 8 horas, como qualquer brasileiro e folgar apenas um dia na semana, como qualquer brasileiro.

Nada de trabalhar um dia inteiro e compensar com dois ou três para fazerem "bicos" de segurança particular é outro desrespeito cultural que precisa acabar.

Outra coisa, porque há muitos policiais barrigudos? Será que não tem treinamento? Duvido que nas forças armadas encontrem algum militar da ativa fora de forma.

Mais outra,são truculentos.Cidadão foi indagar para um PM que estava ao telefone celular (museu Goeldi) se sua atitude não estava errada, já que, desatento, poderia ser surpreendido por um bandido e perder a sua arma, por exemplo. Sabe o que o policial respondeu em elevado tom de voz ameaçador? "Você não usa celular no seu carro, quando esta dirigindo, por que eu não posso usar o meu quando trabalho?". O cidadão foi embora reclamando baixinho, com medo, e o policial se manteve na mesma postura, como se estivesse certo.

E mais! A PM tem que respeitar a governadora. Fizeram uma acusação grave: de que ela paga despesas pessoais com dinheiro público. Se dizem corajosos, mas mandam "as esposas" reclamarem!!!

Anônimo disse...

Agora eu quero ver este circo pegar fogo, afinal pelo que eu saiba os PM'S não podem se rebelar, não podem questionar, não podem cobrar, pois tudo soa como indisciplina, mas quando o calo aperta...Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, então o negócio é arriscar, embora mais valha um covarde empregado do que um corajoso expulso da corporação, porque ousou questionar os donos do Poder.
Vamos lá Dr. Armando, bote para quebrar, defenda nosso direito!

Anônimo disse...

Anônimo, que pena que você se esconde atrás do anonimato!!!
Pena que não saiba também qual a função da PM, muito diferente das forças armadas, eles passam a vida inteira treinando para uma possível guerra, e a maioria se aposenta sem nunca ter saído do quartel. Além disso, ganham muito melhor que a PM que está na rua se arriscando diariamente. Não fale o que não sabe e o que não quer ver...Mal profissional, toda a profissão tem os seus, acontece que a maioria arrisca a vida por nós, cidadãos egoístas que não fazemos juramento de se necessário perder a própria vida pelo bem do próximo.
Assim, você deve tratar a PM com mais respeito, o problema é que ela já é tão humilhada pelo resto da sociedade e pelo próprio governo que seu que fica difícil exigir respeito.
É uma pena, mas estou fazendo minha parte, estou tentando concientizar todos os jovens a não serem bobos de servir o Estado, de não serem PM'S, a sociedade que se vire e se proteja, tem profissões muito melhores e menos desgastantes, além de recompensarem melhor economicamente o Cidadão.