quarta-feira, 1 de junho de 2022

Advogadas paraenses defendem "paridade de verdade" na composição de lista sêxtupla da OAB


Uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (01/06), na Câmara dos Deputados, em Brasília, discutiu a elaboração de políticas públicas voltada à garantia paridade de gênero no Poder Judiciário.
A reunião, proposta pela deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA), teve a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil; do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM), Movimento Paridade de Verdade, Instituto da Advocacia Negra Brasileira (IANB), Movimento Elo - Incluir e Transformar e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Do Pará, além dos advogados Sávio Barreto e Brenda Araújo, participou a advogado Kelly Garcia. No final de abril, ela protocolou um requerimento pedindo que a OAB-PA adote o critério da paridade na lista sêxtupla a ser imediatamente aplicada à vaga aberta no Tribunal de Justiça do estado do Pará pertencente ao quinto constitucional.
Com a medida, a advogada pretende ver garantida a participação de três mulheres na lista, o que ela considera a "maneira justa e democrática, para que o Judiciário de fato se torne um espaço mais plural e representativo", bem como que as advogadas paraenses sejam, finalmente, contempladas em suas pretensões de concorrer à vaga do quinto constitucional pela OAB do Pará.
No vídeo acima, vejam as intervenções de Brenda Araújo e Kelly Garcia durante a audiência pública, defendendo a paridade na lista sêxtupla da OAB.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria, ainda bem que existem advogadas corajosas para nos representar, fazer o que a OAB PA não faz hoje!